Buscas

PJ trava esquema de burlas com MB Way que enganou uma centena de vítimas

PJ trava esquema de burlas com MB Way que enganou uma centena de vítimas

A Polícia Judiciária realizou buscas a nível nacional visando travar um esquema de burlas com o MB Way, MbPhone e manipulação de comprovativos de transferências. Foram detidas 11 pessoas e há uma centena de vítimas.

A investigação foi da responsabilidade da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T) da PJ.

A ação policial ocorreu nas zonas de Lisboa, Porto e Albufeira, envolvendo 130 inspetores das várias unidades de Lisboa, Diretorias do Norte e Sul da Policia Judiciária.

Em comunicado, a PJ informa que "na sequência da operação, realizaram-se 35 buscas domiciliárias e procedeu-se à detenção de 11 pessoas, 9 mulheres e 2 homens, presumíveis autores de dezenas de crimes de burla informática agravada, falsidade informática, acesso ilegítimo e branqueamento."

"A estratégia investigatória passou pela identificação, localização e junção de várias participações que se encontravam dispersas por várias comarcas do país, cuja informação tratada e analisada permitiu demonstrar a atividade delituosa reiterada e organizada, que os agora detidos praticavam. Os autores dos crimes levaram a cabo múltiplas ações criminosas, que deram origem a 77 inquéritos agora incorporados, com impacto em cerca de 100 de vítimas.", acrescenta a Judiciária.

O valor do dano atingiu, até ao momento, um valor superior a 500.000 euros, prevendo-se que este valor possa aumentar com a continuação da investigação.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG