
Arguido é alvo de um processo disciplinar que se encontra em tramitação para aplicação de expulsão
Arquivo Global Imagens
Um agente da PSP de 53 anos, natural de uma aldeia do Fundão, está desde esta quarta-feira em prisão preventiva, por ter alegadamente incendiado as viaturas de quatro testemunhas da ex-mulher, que o processou por violência doméstica, e ainda o automóvel da técnica da Segurança Social que vem acompanhando a vítima no contexto do mesmo caso.
Suspeito de vários crimes de incêndio e dano relacionados com o inquérito penal que corre no Tribunal da Covilhã, o polícia recolheu ao Estabelecimento Prisional de Évora depois que o juiz de instrução do Tribunal de Castelo Branco lhe aplicou a medida de coação mais grave.
De acordo com a Polícia de Segurança Pública albicastrense, que emitiu um comunicado na quarta-feira, o indivíduo, com 30 anos de carreira na PSP, foi detido na terça-feira "fora do flagrante delito", na sequência de uma investigação que a Polícia Judiciária da Guarda já tinha em curso "em estreita colaboração" com aquele comando distrital.
PSP arrisca expulsão
Além dos ilícitos penais de que é suspeito, o agente responde atualmente num segundo inquérito, disciplinar, na corporação que já lhe tinha retirado a arma de serviço. Só estava a exercer funções de telefonista.
O Comando Distrital da PSP de Castelo Branco relatou no comunicado que, "à data dos factos indiciados, o suspeito já se encontrava desarmado a prestar serviços administrativos e de apoio, por força de um processo disciplinar anteriormente desencadeado e que se encontra em tramitação para aplicação de expulsão".
Por força da acusação de violência doméstica, o arguido, que trabalhava na esquadra da Covilhã, estava sob vigilância de uma pulseira eletrónica para evitar que se aproximasse da mulher de quem já se tinha divorciado.
Segundo apurou o JN, a monitorização de que era alvo o arguido, no âmbito daquela vigilância eletrónica, foi a grande aliada dos investigadores na recolha de provas sobre as horas e os locais onde o agente da PSP terá incendiado os cinco automóveis.
