Horta

Sismo de 3,8 na escala de Richter sentido nos Açores

Sismo de 3,8 na escala de Richter sentido nos Açores

Um sismo de magnitude 3,8 na escala de Richter foi na terça-feira à noite sentido na ilha do Faial, com epicentro a cerca de 32 quilómetros do Capelo, anunciou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

O sismo foi registado às 21.19 locais horas (menos uma hora do que em Lisboa).

"De acordo com a informação disponível até ao momento, o sismo foi sentido com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) em Capelo, Castelo Branco e Feteira, concelho da Horta, ilha do Faial", acrescenta o documento.

Na manhã de terça-feira, um sismo com magnitude de 4,4 na escala de Richter também foi sentido perto da freguesia do Capelo, na ilha do Faial, grupo central dos Açores, segundo o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros do arquipélago.

Segundo a página na internet do CIVISA, a atividade sísmica a oeste da ilha do Faial "encontra-se ligeiramente acima dos valores normais de referência".

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

Também na terça-feira, foi sentido um sismo, de 4,4. na ilha do Fail.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG