Alguns moradores já saíram dos locais onde vivem. Governo Regional dos Açores diz que se mantém hipótese de uma erupção na ilha. Deformação da crosta terrestre visível por satélite.
O Governo Regional dos Açores está a aconselhar as três mil pessoas que vivem nas freguesias de Velas, Manadas e Urzelina, em São Jorge, a saírem das respetivas localidades e a dirigirem-se para a outra ponta do território ou, mesmo, para outras ilhas onde tenham habitação ou familiares. O conselho foi deixado depois de, na quarta-feira, o nível de alerta vulcânico ter subido para V4 (num total de cinco possíveis), o que significa que existe hipótese de erupção. Alguns moradores já estão a usar a via marítima para deixar a ilha.
Fonte da Secretaria Regional da Saúde, que tutela a Proteção Civil, adiantou ao JN a existência de "alguns indicadores preocupantes, que mostram que a tendência será mais para o magma sair do que para acalmar". A essa informação junta-se "a cadência dos sismos e uma deformação na crosta terrestre, que é visível por satélite". O conjunto de dados levou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) a elevar para V4 o nível de alerta vulcânico. O V5 só pode ser acionado em caso de erupção. Desde sábado, mais de 2000 sismos já foram analisados pelo CIVISA, dos quais 160 foram sentidos pela população.