A Câmara Municipal de Espinho revelou este sábado a confirmação dos dois primeiros casos de Covid-19 nesse concelho do distrito de Aveiro, apontando-os como "circunscritos".
Corpo do artigo
Segundo revelou à Lusa o presidente da autarquia, Joaquim Pinto Moreira, em causa estão "dois adultos cujas ligações de risco a outros cidadãos estão totalmente identificadas", pelo que o seu contexto clínico de eventual contágio a terceiros está "verdadeiramente circunscrito".
O autarca realça ainda que "nenhuma das situações está relacionada com serviços municiais ou serviços públicos".
A Câmara de Espinho, que integra a Associação de Municípios das Terras de Santa Maria, já quarta-feira decretara o encerramento até 3 de abril de alguns espaços geridos pela autarquia e a suspensão de atividades por ela tuteladas.
A medida abrangeu o encerramento de piscinas, pavilhões desportivos, museus, galerias, bibliotecas, casas de espetáculos e auditórios, assim como a suspensão de visitas de estudo e turísticas, atividades de lazer, eventos culturais e ações complementares à ação educativa.
11929855
Na quinta-feira, a autarquia suspendeu ainda, pelo mesmo período, a realização do mercado semanal de Espinho, que todas as segundas-feiras ocupa vários quarteirões no centro da cidade e atrai ao local milhares de visitantes do concelho e de outros territórios.
Pinto Moreira realça ainda que já vários serviços administrativos da Câmara estão a funcionar em regime de teletrabalho. "Tudo o que pode ser feito a partir de casa já o está a ser, mas continuaremos a avaliar a situação hora a hora, minuto a minuto, para implementar novas medidas de contingência logo que elas se revelem necessárias", conclui.
O novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 5500 mortos em todo o mundo.
O número de infetados ultrapassa as 143000 pessoas em mais de 135 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 169 casos confirmados.