Protesto

Pais boicotam aulas em escola de Barcelos. "Pinga em todo o lado"

Pais boicotam aulas em escola de Barcelos. "Pinga em todo o lado"

Os pais dos alunos da EB1/J1 de Fraião, em Tamel São Veríssimo, freguesia de Barcelos, estão a boicotar a ida dos filhos às aulas devido às más condições da escola.

O apelo da associação de pais teve uma adesão de 100%. Em causa está o "timing" escolhido para a realização das obras de remoção de amianto, que coincidiu com o início do ano letivo.

Nessa mesma semana, choveu dentro do estabelecimento de ensino, provocando vários estragos. "Todo o material escolar dos nossos filhos ficou estragado", revelou ao JN Paulo Gomes, presidente da associação de pais.

"No dia 4 de setembro, um sábado à noite, fomos informados de que as obras iriam começar no dia 6, que era o dia da abertura do CAF/ATL, ou seja, tínhamos um dia para preparar uma alternativa para colocar 40 a 50 crianças", conta o responsável, acrescentando que o problema foi resolvido recorrendo ao salão paroquial da freguesia.

Depois vieram as chuvas e, mesmo depois de alertar o empreiteiro, o pior aconteceu: "O taco levantou por completo. Os tetos a pingar por todo o lado, com risco de haver curto circuito, porque não houve cuidado de proteger o telhado. Sabiam que ia chover e pedimos-lhes que tivessem cuidado", garante Paulo Gomes.

Por isso, até ser arranjada uma "solução viável, os alunos não voltam para a escola". "Podiam colocar, por exemplo, quatro monoblocos. Muitos têm boa condições e podia ser uma solução temporária", conclui.

PUB

Para esta quinta-feira está prevista a visita do delegado de saúde para fazer inspeção à escola.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG