Incêndio

Fogo com três frentes assustou Guimarães mas foi extinto pela madrugada

Fogo com três frentes assustou Guimarães mas foi extinto pela madrugada

Um incêndio que atingiu duas freguesias de Guimarães e chegou a assustar moradores foi dado como extinto durante a madrugada desta terça-feira.

O último balanço feito pelos Bombeiros ao JN, pouco depois da uma da madrugada, dava o fogo como ativo e longe de estar dominado, mas com o avançar da noite os cerca de 50 operacionais no terreno conseguiram dar o fogo como controlado.

Esta terça-feira de manhã, os Bombeiros das Taipas confirmaram ao JN que as chamas estavam extintas. O fogo deflagrou cerca das 22.30 de segunda-feira, e chegou a ter três frentes ativas.

O fogo começou nas freguesias de Briteiros Santo Estêvão e Donim mas rapidamente se descontrolou e propagou-se à Citânia de Briteiros, as ruínas castrejas situadas na freguesia vizinha de Briteiros São Salvador. Esta era a frente que dava maior trabalho aos 38 elementos dos Voluntários das Taipas que estavam no local com 11 veículos.

Segundo Rafael Silva, comandante da corporação taipense, "está muito vento e com muitas projeções", o que está a causar dificuldades no combate. A vasta área de monte seco, aliada às rajadas de vento forte de direção inconstante, bem como a temperatura elevada eram os principais obstáculos ao trabalho dos bombeiros.