Miranda do Douro

Museu Terras de Miranda celebra 40 anos com projeto de modernização

Museu Terras de Miranda celebra 40 anos com projeto de modernização

No ano em que comemora os 40 anos da sua instalação, o Museu da Terra de Miranda apresenta um projeto de ampliação e remodelação total do edifício setecentista datado do séc. XVII. As obras estão orçamentadas em cerca de 1,2 milhões de euros, comparticipados pelo Programa Operacional Norte 2020.

A intervenção vai realizar-se "ao longo dos próximos anos", segundo a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), e representa "uma significativa intervenção no seu edifício, bem como no seu discurso expositivo, dotando-o de uma museografia contemporânea".

Para a diretora do museu, Celina Pinto, esta intervenção e ampliação marca "uma nova etapa da história" do espaço cultural.

O museu de cariz etnográfico dispõe de uma vasta coleção de artefactos e outros objetos que permitem fazer uma viagem histórica e antropológica aos usos e costumes deste concelho transmontano através dos séculos.

Com a remodelação e modernização, vai manter o seu "objetivo de difusão da cultura antropológica local", que permitirá que o espaço cultural se mantenha "como uma referência de e para o território", indicou a DRCN.

As comemorações do aniversário vão realizar-se de 17 a 22 de maio, com várias iniciativas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG