Evento

Roteiro artístico patente no comércio local de Mirandela

Roteiro artístico patente no comércio local de Mirandela

Dezassete locais do comércio em Mirandela recebem, este sábado, mais de 25 artistas transmontanos para um dia de ciclos de exposições e animação de várias áreas criativas.

Chama-se "Vida numa rua" e é o terceiro evento do Coletivo de Artistas Transmontanos, um novo movimento artístico independente, sediado em Mirandela, que conta já com 70 membros.

Aberto à comunidade, o conceito desta iniciativa "explora um roteiro artístico de várias expressões pelo comércio local de uma zona da cidade de Mirandela, trazendo-lhe novas vidas", conta Ana Morais, da organização, que sublinha "a boa vontade de todas as partes, comerciantes e artistas, que se unem em prol da arte por um dia".

PUB

Tomando partido do posicionamento geográfico desta cidade no coração da região, o movimento "acolhe a todos os artistas do território de Trás-os-Montes e nesta edição virão também de Valpaços, Macedo de Cavaleiros, Carrazeda de Ansiães, Bragança e Vinhais"

Em cada evento são definidos os artistas anfitriões - que constituem cabeça de cartaz - através de uma reunião presencial, promovida dentro do grupo. Neste caso, André Gomes (fotógrafo), Mariana Luz (ilustradora), Luana Morais (artista plástica) e Sónia Costa (animação), são parte integrante não só da exposição como da organização.

Está igualmente previsto que cada artista tenha liberdade criativa e possa convidar os artistas que quiser para fazerem parte desse mesmo conceito, acrescenta Ana Morais, fundadora do projeto e coordenadora dos eventos.

Neste sábado, quem passear pela rua pedonal da cidade pode encontrar música pelas esplanadas aderentes, exposições de fotografia, pintura, escultura e ilustração por montras e prateleiras, além de almoçar e jantar com música ao vivo, beber um cocktail ao final do dia e terminar a noite com declamação de poesia e projeção de vídeo.

Este dia especial começa numa esplanada do centro da cidade transmontana, onde se irá localizar a receção ao visitante e de onde partirão os roteiros artísticos guiados.

São parceiros desta iniciativa a Galeria do Mercado, que também desenvolverá atividade durante a manhã, com a exposição da artesã Fátima Medeiros Gomes e com uma oficina de tecelagem por Marta Fontoura, e a StreetGallery Mirandela, que participa com a sua carteira de jovens artistas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG