Acidente

Seis mortos em choque frontal no IC8 em Pombal

Seis mortos em choque frontal no IC8 em Pombal

Um choque frontal entre duas carrinhas de transporte de passageiros e carga provocou a morte a seis pessoas, esta segunda-feira de manhã, no IC8, em Pombal.

"Todos os ocupantes" morreram no local, confirmou Daniel de Matos, tenente da GNR, revelando que o balaço final de vítimas mortais é de seis, corrigindo informação anterior prestada pela GNR de Leiria, de que existiriam nove mortos. A primeira chamada de pedido de socorro dava conta da existência de oito pessoas envolvidas na colisão, mas no local os bombeiros confirmaram que estavam seis corpos nos destroços dos dois veículos.

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Pombal, Paulo Albano, disse que, quando os primeiros meios chegaram ao local, as vítimas já não tinham sinais vitais.

"Logo que os primeiros meios chegaram ao local, perceberam que dificilmente iriam conseguir retirar alguém com vida. Não encontrámos ninguém com sinais vitais", revelou, salientando que a principal preocupação foi, de "imediato, tentar perceber se havia alguém com vida e conseguir criar espaço para fazer essa avaliação".

Os cadáveres já foram retirados dos destroços das carrinhas, que transportavam trabalhadores das empresas Ilhaugusto (duas das vítimas) e Pavimilhas (quatro vítimas). Os ocupantes dos veículos eram todos residentes no concelho de Pombal, cinco de nacionalidade portuguesa e outro de nacionalidade brasileira, revelou o presidente da câmara de Pombal, Diogo Mateus.

Daniel de Matos, da GNR, revelou ainda que uma das carrinhas acidentadas foi parada numa operação stop três quilómetros antes do local da colisão e que no seu interior seguiam quatro pessoas e ferramentas de trabalho. O nevoeiro terá sido um fator no acidente.

Segundo o site da Proteção Civil, no local estiveram 33 operacionais apoiados por 13 viaturas. O alerta para o acidente foi dado às 7.04 horas desta segunda-feira. Duas brigadas da GNR dedicadas à investigação criminal de acidentes recolheram indícios no IC8.

O IC8, onde o trânsito esteve cortado mas foi reaberto cerca das 13 horas, faz a ligação entre a A 17, junto ao Outeiro do Louriçal (Pombal), e a A 23, perto de Vila Velha do Ródão.