A operação de transferência dos utentes da Residência Sénior "O Amanhã da Criança" para uma unidade hoteleira da cidade da maia já está a decorrer. Os 58 utentes já foram testados à Covid-19 que já vitimou dois idosos deste lar.
Corpo do artigo
11992494
Dos 58 idosos testados, 25 deram positivos, 5 negativos e os restantes 30 aguardam os resultados. O lar registou duas mortes, uma no domingo (um homem de 90 anos) e outra na quarta-feira (uma mulher de 89 anos) devido à pandemia da Covid-19.
Apenas 54 dos seniores foram para o hotel, uma vez que quatro foram internados no hospital de S. João. A transferência foi feita esta sexta-feira, numa operação coordenada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil.
Os 46 funcionários do lar foram testados e apenas dez, que já estavam em casa em isolamento, tiveram resultado positivo para o novo coronavírus.
"Perante a indecisão das autoridades competentes, o município decidiu assumir a responsabilidade de encontrar uma solução. Lamento profundamente a duplicidade de critérios, já que em Famalicão e Vila Real toda essa operação foi assumida pela administração central. A indecisão atrasou a operação que a Câmara Municipal vai agora realizar", lamenta o presidente da Autarquia, António Silva Tiago, em comunicado.
No hotel, os utentes serão mantidos isolados em quartos individuais e acompanhados por pessoal e corpo clínico da instituição. Todos aqueles que tenham testado positivo, ou que estão a aguardar resultado, ficarão num piso inferior da unidade hoteleira. Os restantes serão realojados em andares superiores, com um piso de segurança entre eles sem ocupação.
O lar será desinfetado amanhã entre as 8 e 20 horas e, em princípio, os idosos deverão regressar à instituição no domingo ao meio-dia, adiantou o presidente do lar.