Um incêndio que deflagrou, ontem à tarde, na churrasqueira Pátio das Cantigas, em Águas Santas, na Maia, levou à evacuação do edifício com sete andares. Tiveram que sair de casa cerca de 50 pessoas.hamas deflagraram na churrasqueira que funciona no rés-do-chão
Corpo do artigo
Foram o proprietário e os funcionários do estabelecimento, no rés-do-chão, que andaram a avisar os moradores do incidente, ainda antes da chegada dos bombeiros.
"Estávamos a trabalhar normalmente, quando ouvimos um estrondo e, dois minutos depois, vimos muito fumo", declarou Carlos Pereira, dono da churrasqueira. "Mandámos todos para fora e chamámos os bombeiros. Enquanto aguardávamos, fomos dizer às pessoas que moram no prédio para abandonarem as casas", acrescentou. A origem do incêndio ainda não foi determinada.
Apesar do aparato, não houve registo de vítimas, mas a maior parte do estabelecimento foi afetada, disse Rogério Moreira, dos Bombeiros Voluntários de Moreira da Maia. No local estiveram também os Bombeiros de Pedrouços, a Proteção Civil e a PSP.
Astro Correia, morador no sexto andar, estava chocado com o facto de alguns vizinhos não quererem sair de casa. "Ouvi gritos e cheirava muito a fumo. Enquanto descia, bati nas várias portas para as pessoas abandonarem também", referiu.
Fernanda Santos, moradora no último andar, confessou ter sentido "medo por não saber o que estava a acontecer": "A minha reação foi pegar nos meus cães e sair imediatamente".
Passadas três horas, os habitantes do prédio da Rua José Régio puderam regressar às suas casas.