Com o impasse no “Penafiel Stadium Center”, a construção de um estádio em Novelas está encalhada. A direcção do F.C. Penafiel prefere melhorias no actual recinto, mas a Câmara faz depender qualquer investimento da solução para o empreendimento comercial.
Em Dezembro de 2007, o Município assinou um protocolo com a Imocresce – Investimentos Imobiliários e com a multinacional holandesa MULTI 37 – Sociedade Imobiliária para permitir a construção do empreendimento na freguesia de Novelas, numa área de cerca de 100 mil metros quadrados.
Além do centro comercial, de um retail park, de uma área residencial, de uma unidade hoteleira e de uma bomba de gasolina, foi projectada a construção de um estádio de futebol.
O equipamento serviria, em primeira linha, o principal clube do concelho – o F.C. Penafiel –, que ganharia um recinto com capacidade para 12 mil lugares.
No entanto, com o impasse verificado no mega-projecto de Novelas – a polémica está a ser dirimida em tribunal – o facto é que o F.C. Penafiel não vai sair tão cedo do velho estádio municipal. Um cenário que nem desagrada aos dirigentes do clube.
No início deste ano, em ofício enviado ao presidente da Autarquia, a Direcção liderada pelo empresário António Silva Gomes, dizia preferir a realização de obras de beneficiação no actual estádio municipal. As obras “teriam de realizar-se de imediato”, designadamente na bancada nascente.
O clube alega que o estádio na futura zona comercial de Novelas iria provocar a desmotivação dos sócios, que seriam obrigados a percorrer distâncias maiores, potenciando o “consequente alheamento da vida” da instituição.
Mas ainda não há uma resposta clara porque o presidente da Câmara, Alberto Santos, já fez saber que quaisquer obras de beneficiação no actual estádio municipal resultam do sucesso do projecto de Novelas.
“A opinião do clube é fazer obras no actual estádio, mas quem tem a decisão final é a Câmara, até porque o estádio é municipal. No entanto, só haverá fundos se o complexo de Novelas for construído, porque quando foi apresentado o projecto havia como contrapartida um estádio de futebol. De qualquer forma, terá de haver um espaço desportivo na zona de Novelas, conforme estava planeado”, explicou Alberto Santos.
O novo estádio iria ser integrado na complexo “Penafiel Stadium Center”. Uma nova centralidade na região, que envolvia um investimento na ordem dos 100 milhões de euros para transformar uma área de 20 hectares.
O início da obra estava previsto para Maio de 2008 e a sua conclusão para Setembro do ano passado. Contudo, foi interposta uma providência cautelar contra o projecto, que após ter sido recusada em primeira instância, foi deferida. A crise actual também põe o projecto em risco.
