
Ivo Pereira/Global Imagens
O ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, deixou claro, há pouco mais de um mês, no lançamento do concurso para a criação da Linha Rosa e para o prolongamento da Linha Amarela até Vila D'Este, que serão os municípios, e não o Governo, a definir a expansão da rede do Metro do Porto.
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O JN ouviu os autarcas do Grande Porto. Cada um defende o seu concelho como prioritário quanto às futuras ligações.
Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, não esconde que é na cidade que o sistema de transportes, em atividade há quase 20 anos, faz mais sentido, de forma a libertar o centro da pressão automóvel. Numa das recentes reuniões do Executivo, o autarca lembrou a importância da criação do Terminal Intermodal de Campanhã que fará as ligações de todas as formas de transporte ao metro.
Gondomar prioritário
Seja como for não será fácil impedir que a rede continue a expandir-se para fora das fronteiras portuenses. Marco Martins, presidente da Câmara de Gondomar, considera que, "sem prejuízo de outras necessárias, a mais prioritária é a ligação direta ao centro de Gondomar". Trata-se do concelho mais deficitário e a ligação a São Cosme ficou sempre adiada. "Gondomar, tal como já definido pela Área Metropolitana do Porto (AMP), no mandato anterior, é a prioridade, a par da ligação a Vila d"Este", acrescenta Marco Martins.
No entanto, tem sido Gaia a mais "premiada" com as expansões. A Linha Amarela, recorde-se, da estação João de Deus subiu até Santo Ovídio e será agora prolongada até Vila d"Este. E fala-se já numa nova linha para Gaia, entre a Casa da Música e as Devesas, que levará à construção de nova travessia sobre o Douro.
Metro onde há pessoas
Para o presidente da Câmara de Gaia "as novas ligações devem ser sustentáveis, chegar onde não há metro, mas onde haja pessoas e possibilidade de reduzir acentuadamente o transporte individual em detrimento do transporte público". Gaia quer mais ligações. Para Eduardo Vítor Rodrigues, "a ligação Devesas-Campo Alegre é inquestionável, porque serve de interface à linha de comboio e foi apontada nos estudos como a mais forte". Mas há ainda a EN 222, assim como a ligação aos Carvalhos.
Maia quer mais
Depois do Porto é o concelho da Maia que é servido por mais linhas: a Verde, a Vermelha e a Violeta. Mas quer mais. Segundo o autarca maiato, Silva Tiago, "a linha de maior prioridade numa próxima expansão já está definida e consensualizada" no seio da empresa Metro do Porto. Trata-se da "expansão da Linha Amarela do Hospital de São João à cidade da Maia, onde fará interface com a Linha Verde".
Já existem estudos e o objetivo é servir zonas densamente povoadas como Pedrouços, Águas Santas e Milheirós para, no futuro, ter ainda conexão com as linhas Vermelha e Violeta na estação dos Verdes, em Moreira.
Nada está garantido e a partir de agora terá de haver consensos entre autarcas quanto ao caminho que o metro deve seguir. O JN contactou os municípios da Trofa e de Matosinhos relativamente à futura expansão da rede, mas não obteve resposta.
