Póvoa de Varzim

Descarga de milhares de litros de vinho tinto no rio Esteiro

Descarga de milhares de litros de vinho tinto no rio Esteiro

Milhares de litros de vinho tinto estragado foram lançados no rio Esteiro, em Aver-o-Mar, na Póvoa de Varzim.

A situação verificada na quinta-feira, mas que tem sido recorrente, está a indignar moradores e Junta de Freguesia. A empresa de produção de vinhos verdes Caves Costa Verde foi apanhada em flagrante. A Brigada de Proteção Ambiental (BriPA) da PSP recolheu amostras para análise e levantou à empresa um auto de contraordenação. As amostras já foram enviadas à Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

"O rio tinha vinho "avinagrado" na água. A cor e o cheiro não deixam margem para dúvidas. Segui o rasto e fui dar a um tubo de saneamento, pertencente à fábrica "Caves Costa Verde"", explicou, ao JN, António José Oliveira, cujos pais moram mesmo ao lado do rio Esteiro. Foi o morador quem, ao início da tarde de quinta-feira, alertou a Câmara, a Junta de Freguesia e a PSP, que, através da BriPA, recolheu amostra da água para análise, seguiu o rasto e obrigou a empresa a parar a descarga.

Esta semana, garante António José Oliveira, aquela foi a segunda descarga do género. O cheiro "a podre", diz, era "quase insuportável".

Certo é que, lamenta o morador, "mal viraram costas, às 19.30 horas, a empresa lançou "mais uma dose de milhares de litros de vinho tinto no rio". António José Oliveira voltou a tirar fotos e a alertar as autoridades.

O presidente da Junta, Carlos Maçães, pede "mão pesada" para os infratores e garante que as descargas do mesmo tipo "têm sido recorrentes".

"Ninguém está acima da lei. É preciso investigar e punir os responsáveis", frisa, lembrando que falta cerca de um mês para o início da época balnear, Aver-o-Mar tem três praias com bandeira azul e "teve muito trabalho a limpar o rio" - que desagua no meio das praias da freguesia - para evitar contaminações.

O JN tentou ouvir a Caves Costa Verde, mas ninguém esteve disponível para prestar quaisquer esclarecimentos.