Uma aeronave aterrou de emergência esta quinta-feira junto às traseiras da Igreja de Água Longa, no concelho de Santo Tirso.
Corpo do artigo
De acordo com o CDOS Porto, não há feridos a registar. Seguiam a bordo dois tripulantes, instrutor de voo e aluna.
Encontram-se no local os Bombeiros de Santo Tirso, com 12 operacionais e cinco viaturas.
https://d23t0mtz3kds72.cloudfront.net/2021/11/avion_20211118120102/mp4/avion_20211118120102.mp4
Trata-se de uma avioneta de instrução da Nortávia, uma empresa instalada no Aeródromo de Vilar de Luz, na Maia, informou fonte do setor.
Clarinda Sousa mora perto do local, e presenciou a aterragem. "A avioneta desandou para trás. Vi que não ia bem, e pensei para mim: 'meu Deus, ela vai cair'. Parei, e ela aterrou. Para mim, ela fez a aterragem, não caiu", relatou a moradora.
O diretor-geral da Nortávia, Gonçalo Moreira, confirmou que o procedimento de aterragem de emergência foi efetuado pelo instrutor que seguia a bordo, e que assumiu o comando da aeronave ao "sentir que havia algum problema".
De acordo com o responsável da Nortávia, decorria um voo de "treino local".
Instrutor e aluna, com idades entre os 20 e os 30 anos, não sofreram quaisquer ferimentos, e as causas do incidente serão agora investigados.
A investigação ficará a cargo do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF)
"À nossa chegada, não havia vítimas a registar: tanto o piloto como a aluna estavam fora do avião ligeiro", disse ao JN Luís Coelho, adjunto do Comando dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso.