Caminha

Caminha torna-se na meca das cervejas artesanais

Caminha torna-se na meca das cervejas artesanais

É, para muitos, o ovo de Colombo. Pujante no resto da Europa, o fenómeno da cerveja artesanal experimenta, agora, Portugal. E interessados não faltam. Atraídos, quiçá, pela possibilidade de poderem, em casa, produzir a própria cerveja. E por um preço mais que apelativo: Por menos de 100 euros é possível comprar o equipamento. De resto, só faltam os ingredientes, cereais e água.

É fenómeno que arrasta multidões, como a que é esperada, por estes dias, em Caminha, evento onde marcam presença uma dezena de produtores nacionais, bem como alguns dos principais cervejeiros artesanais do país vizinho, com natural destaque para a vizinha região da Galiza, que contabiliza já duas dezenas de marcas.

Produzir cerveja em casa

"Pessoas há que não fazem ideia de que se pode produzir cerveja em casa. É esse o véu que queremos levantar", sintetiza Patrick Esteves, da organização do ArtBeerFest, o primeiro evento do género a nível nacional, assegura, que promete levar até ao centro histórico de Caminha 30 mil entusiastas da cerveja artesanal. Segundo Patrick, aos cervejeiros portugueses - distribuídos um pouco por todo o país - juntam-se dezena e meia de produtores espanhóis, uma vez que o evento circunscreve-se à península Ibérica. "Porquê? Para dar a conhecer a produção que existe já no nosso país, realidade que, com toda a certeza, surpreenderá muita gente, assim como para mostrar a realidade do país vizinho", assinala, afiançando que interessados houve que, devido a limitações de espaço, terão de aguardar para a próxima edição. Muitos deles belgas, onde as cervejas artesanais alcançaram já um invejável patamar.

Quatro dias de feira

O evento, gratuito - a exceção vai para os concertos, custando 5 euros a pulseira para os quatro dias -, abre, hoje à tarde, as suas portas, no centro de Caminha, distribuindo-se por vários espaços da vila, bem como por várias realizações, que vão de conferências sobre como produzir uma cerveja artesanal a demonstrações gastronómicas, que contemplam algumas das iguarias da região, caso da carne cachena e de alguns doces tradicionais. v

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG