O organizador de viagens e fotógrafo João Amorim comprou e vai recuperar meia aldeia em Castro Laboreiro, no concelho de Melgaço, que conheceu enquanto percorria o Caminho da Geira e dos Arrieiros. Há muito que o criador de conteúdo, de 31 anos, sonhava em ter uma "casita" no meio da serra da Freita, em Arouca, perto de São João da Madeira, de onde é natural. Mas foi no verão do ano passado, enquanto trabalhava na promoção de um dos Caminhos de Santiago, que João descobriu um novo amor chamado Varziela.
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Tanto gostou da aldeia, inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês, que aqui regressou para passar a passagem de ano. Não demorou até encontrar uma habitação à venda. Juntamente com o pai e um primo, abriu os cordões à bolsa e comprou-a. "Quando estávamos a passear mais pela aldeia, apercebemo-nos que a parte de baixo também estava à venda", conta ao JN.
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Cinco escrituras
O negócio de comprar metade das habitações ganhou forma e ficou fechado após cinco escrituras realizadas. Uma delas com quase 15 herdeiros. Ao todo, são dez casas e quatro currais de vacas que vão agora ganhar uma nova vida após serem totalmente recuperados e transformados em alojamentos para todos os gostos e bolsos.
Sobre a compra, João não adianta valores. Teme más interpretações, mas garante que "não foram muito caras". "Obviamente, há muito para fazer. As casas não estão habitáveis e estão muito longe disso", sublinha, frisando que o objetivo é envolver a comunidade local na transformação. "Nesta aldeia não vive ninguém, mas, felizmente, há aqui muita gente ao lado", garante João Amorim.
Para isso, o influenciador e a família contam investir cerca de um milhão de euros nos próximos anos. "Gostávamos que no verão de 2024 já conseguíssemos abrir o [projeto] Fundo da Aldeia", sublinha, otimista, antevendo, no entanto, um processo longo pela frente. "Temos ainda que fazer o projeto de arquitetura, fazer a aprovação do mesmo na Câmara Municipal e no ICNF. Vamos também fazer candidaturas a alguns fundos do turismo para levar isto para a frente", adianta.
"Paraíso" à venda
José Esteves tem 78 anos e vive no lugar da Portela, ao lado da Varziela. Na aldeia do "paraíso", como gosta de apelidar, tinha duas casas, mas já as vendeu. "Felizmente, não foi por precisar, graças a Deus, mas as paredes já caíam e uma dessas que vendemos era um palheiro e um campo".
Ao JN, recorda quando, duas vezes por ano, toda a população de Castro Laboreiro mudava de casa de acordo com o clima da serra da Peneda. Por mais pobres que fossem, diz, todas as famílias tinham duas casas. "Para passar o Natal, descia-se às inverneiras. Para passar a Páscoa, subia-se às brandas", explica, numa alusão aos vales mais abrigados ou às terras mais elevadas e soalheiras.
José vê com bons olhos a renovação da aldeia por gente jovem. "Aqui, rapaziada não há. Temos um filho e está longe daqui, no Porto, a trabalhar. Aqui, não há novidade. É bom que haja quem compre. Se não houver, isto vai tudo para o lixo", afirma.
João, o influenciador digital que não quer ser investidor nem empresário
Aos 31 anos, João Amorim é conhecido pelos conteúdos digitais que cria no Instagram, através da página "Follow the Sun Travel". Antes de começar a trabalhar como guia, passou pela sua área de estudo, a Bioquímica. "Percebi que não gostava e que não era nada feliz. E nessa altura a única coisa que eu sentia era que queria viajar", explica. A partir daí, começou a organizar viagens para o Peru, para a Guatemala, depois para a Colômbia e Islândia. "Foi aí que comecei a utilizar o Instagram para tentar promover essas viagens. Comecei a usar a rede social como fonte indireta de rendimento, com parcerias, a promover empresas de turismo, regiões e mesmo outros países", conta, sem ter uma ideia por quantos já passou. "Sinceramente, para mim não é uma conta que faça sentido fazer", reitera. João diz que não é investidor, nem que se está a tornar empresário. Admite que o rótulo de influencer nem sempre traz uma conotação positiva. "Como em todas as profissões, há pessoas que o fazem bem e outras pessoas que o fazem mal, e há conteúdo com valor e conteúdo sem valor. Eu sou um influenciador de viagens e tento ser um bom influenciador de viagens", assume.