ERSAR

Autarcas indignados com aumento do preço da recolha de resíduos no Alto Minho

Autarcas indignados com aumento do preço da recolha de resíduos no Alto Minho

Os autarcas de Arcos de Valdevez, Barcelos, Esposende, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo, municípios servidos pelo aterro sanitário da RESULIMA (Vila Fria, Viana do Castelo), estão indignados com o aumento do custo da recolha de resíduos.

Consideram incomportáveis os preços da nova tabela da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) para aquela empresa, neste novo ano. Em certos casos, "mais do que triplicaram".

Segundo comunicado divulgado esta segunda-feira pela Câmara de Ponte de Lima, uma das que contesta o novo tarifário, aqueles seis municípios "solicitaram recentemente uma reunião de urgência à ERSAR, face ao previsto aumento das tarifas de recolha e tratamento de resíduos sólidos urbanos neste novo ano de 2022".

"Os presidentes das Câmaras Municipais associadas da RESULIMA, Arcos de Valdevez, Barcelos, Esposende, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo enaltecem a estratégia de investimento da recolha seletiva de resíduos de embalagens e respetivo tratamento e reciclagem, mas consideram que não podem aceitar que a ERSAR apresente uma tabela de preços para vigorar em 2022 que, em certos casos, mais do que triplica os preços atuais", lê-se no mesmo comunicado, no qual os autarcas signatários alertam que "o impacto muito significativo desses preços obrigaria as Câmaras Municipais a fazer refletir esses custos na fatura dos munícipes e das empresas".

Consideram ainda que "a sustentabilidade do setor e da empresa RESULIMA não pode ser posta em causa" e afirmam que vão "lutar para que também não seja posta em causa a sustentabilidade económica das populações que representam e dos municípios a que presidem".

Finalmente, adiantam que "o pedido de reunião seguiu para a ERSAR com caráter de urgência, a agendar ainda para este mês".

No seu conjunto, aqueles seis municípios representam "49% da empresa" RESULIMA.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG