Ensino

Professor flaviense vence concurso mundial que premeia excelência no ensino

Professor flaviense vence concurso mundial que premeia excelência no ensino

Jorge Teixeira, docente da Escola Secundária Dr. Júlio Martins, em Chaves, venceu o "Global Teacher Award 2020". Um concurso mundial que premeia a excelência no ensino e a sua contribuição para a construção da sociedade, com base num ensino inspirador.

Em 2018 Jorge Teixeira foi considerado o melhor professor de Portugal pelo concurso "Global Teacher Prize" e em 2019 ficou na lista dos 50 melhores docentes do mundo. O reconhecimento não ficou por aqui, e em ano marcado pela pandemia de Covid-19, o professor de Física e Química, da Escola Secundária Dr. Júlio Martins, em Chaves, venceu a 3ª edição do "Global Teacher Award 2020 & Teacher Inspiraton Week", um concurso com sede na Índia.

Um reconhecimento da "AKS Education Awards" que anualmente premeia em todo o mundo professores que se destacam pela excelência e eficácia do seu ensino, no envolvimento com a comunidade e ainda no desenvolvimento de programas educacionais.

O professor flaviense é assim considerado excecional num ano letivo que colocou à prova o profissionalismo e a capacidade de adaptação dos docentes portugueses.

Foi neste contexto pandémico que o professor se candidatou em fevereiro e participou no concurso até chegar à fase de apresentação de um trabalho prático experimental, executado no estado de emergência com os alunos do 10º ano da Escola Júlio Martins.

O projeto "Trabalho Prático Experimental na Era COVID-19" centrou-se no ensino à distância via calculadoras gráficas e micro:bits (um "computador" de placa única utilizado para ensino de conceitos básicos de computação e programação de computadores).

Este prémio culmina com uma semana de conferências e ainda uma cerimónia que será realizada online a 22 de novembro.

Outras Notícias