Mau tempo

Chuva provoca inundações em Vila Pouca de Aguiar

Chuva provoca inundações em Vila Pouca de Aguiar

Uma trovoada que caiu ao início da tarde, esta quarta-feira, provocou inundações em várias ruas e estradas de Vila Pouca de Aguiar, devido à grande quantidade de chuva e granizo que se acumulou. Um automóvel foi arrastado pela força da água, misturada com lama, situação que já foi resolvida.

Os bombeiros foram acionados apenas para uma situação de inundação na localidade de Nozedo, perto da sede do concelho. As operações de limpeza das vias já foram concluídas, ao longo da tarde.

"Durante cerca de 10 minutos choveu muito intensamente, o que provocou estragos a nível de infraestruturas. O sistema de drenagem e escoamento não está preparado para uma quantidade de água tão grande", explicou o coordenador municipal da Proteção Civil, Duarte Marques.

Os estragos verificaram-se, sobretudo, em condutas, tampas de saneamento e passeios. "Caiu granizo também, o que também provocou alguns estragos na agricultura, nomeadamente hortícolas e frutas, mas ainda é uma avaliação precoce", adiantou.

À mesma hora, por volta das 14.30 horas, deflagrou um incêndio numa zona de mato perto da localidade de Guilhado, a poucos quilómetros da sede do concelho. "Poderá ter sido provocado por alguma descarga elétrica, mas a situação está controlada", afirmou Duarte Marques. Para o local foram acionados duas dezenas de bombeiros, apoiados por cinco viaturas.

O distrito de Vila Real, juntamente com Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Porto, Viana do Castelo e Viseu, está sob aviso amarelo até às 21 horas desta quarta-feira, devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, podendo ser de granizo e acompanhados de trovoada e rajadas de vento, em especial nas zonas montanhosas.

ver mais vídeos