COMENTÁRIO: Terceira Basket, equipa da I Liga, afasta Esgueira, da II Liga, dos 'quartos' da Taça de Portugal
O Terceira Basket apurou-se hoje para as meias-finais da Taça de Portugal de basquetebol, após bater o Esgueira, da II Liga (Proliga), por 93-78.
Corpo do artigo
Foi um triunfo justo do conjunto de Angra do Heroísmo, mas que nunca contou com facilidades por parte da formação de Aveiro, sempre muito empenhada e combativa.
Jogo muito equilibrado nos primeiros dez minutos, mas, com um parcial de 10-0 nos primeiros três minutos do segundo período, o Terceira Basket começou a distanciar-se, facto que motivou Pedro Costa, técnico do Esgueira, a pedir um 'time out' aos 13 minutos.
O conjunto açoriano foi vincando o avanço no marcador, contando com uma boa atuação defensiva e ofensiva do base norte-americano Isaiah Johnson, que consumou dois 'roubos' de bola seguidos, desorientando os bases adversários.
A vantagem de 14 pontos verificada ao intervalo (38-52) refletia a superioridade da equipa da I Liga sobre a da II Liga.
O Terceira Basket foi mantendo a liderança da contenda, com o Esgueira a tentar manter o interesse do jogo vivo e a mostrar-se muito combativo.
Destaques individuais, na equipa açoriana, para o base norte-americano Isaiah Johnson, autor de 19 pontos, oito ressaltos e quatro assistências.
No Esgueira brilhou o norte-americano D'Areial Franklin, que contabilizou 36 pontos e sete ressaltos.
Jogo realizado no Pavilhão da Universidade do Minho, em Braga.
Esgueira - Terceira Basket: 78-93.
Ao intervalo: 38-52.
Sob arbitragem de Carlos Santos, Hugo Silva e Pedro Azevedo, as equipas alinharam e marcaram:
- Esgueira (78): Pedro Seabra (12), Pedro Valente, D'Areial Franklin (36), Bolon Sauane (3) e Bruno Fernando (11). Jogaram ainda: Renato Loio (2), Matthew Moreira, Tiago Almeida (5), Guilherme Oliveira (5), Ruben Cotton (4), Diogo Caetano e Miguel Oliveira.
Treinador: Pedro Costa.
- Terceira Basket (93): Isaiah Johnson (19), Nuno Morais (9), Marqueze Coleman (11), João Torrié (12) e Pedro Rodrigues (9). Jogaram ainda: Jaime Silva (8), Fernando Ferreira (13), Marcus Van (9), João Teixeira (1), Rui Nery (2) e Vasco Pereira.
Treinador: Daniel Brandão.
Marcha do marcador: 24-22 (10 minutos), 38-52 (20), 52-74 (30) e 78-93 (final do jogo).
Assistência: cerca de 140 espetadores.