O artista angolano Gilmário Vemba é o novo apresentador do “5 Para a Meia-Noite”, que está de regresso à antena da RTP, com a sua 19.ª temporada. O humorista realiza o sonho de conduzir um “talk-show” na TV.
Corpo do artigo
Apresentada esta quarta-feira, a nova grelha da RTP traz muitas surpresas, até mesmo no regresso de formatos. Depois de um hiato de um ano, o “5 para a Meia-Noite” está de volta e com Gilmário Vemba na condução.
A estreia está marcada para 12 de outubro e o comediante angolano já se manifestou entusiasmado com o novo desafio. “Ter um talk-show na TV é praticamente o sonho de muitos humoristas e eu não fugi a regra”, partilhou.
Para Gilmário, “agora já não é apenas um sonho, é uma realidade e não vai ser qualquer talk-show, é o #5prameianoite uma marca da RTP e uma marca do humor feito em português, onde o mais fino do humor feito em Portugal já passou”.
O artista, que será o primeiro apresentador negro da história do formato "late night"na televisão portuguesa, sabe que “a responsabilidade é mesmo grande, mas a honra é ainda maior”.
O compromisso é dar “tudo o que sei fazer para vos dar o melhor que este programa sempre deu”, acrescentou o angolano, que há muito conquistou sucesso em Portugal.
Aos 38 anos, Gilmário Vemba brilha em espetáculos de comédia a solo (os próximos são a 1 e 2 de dezembro na Altice Arena e na Super Bock Arena) ou com outros humoristas, e já se tinha mostrado na estação pública nas duas primeiras temporadas de "Taskmaster Portugal", em 2022 e 2023. Em abril do ano passado, integrou a equipa das "Manhãs da Comercial", com a rubrica "Responder à Letra", agora numa pausa.
Há três anos, também fez parte do grupo de comédia "Os Tuneza", e, em 2021, foi um dos comentadores do reality show “O Amor Acontece”, na TVI. Com o programa “O Bar do Gilmário”, exibido no canal Mundo Fox em Angola e Moçambique, o ano passado, também conquistou espaço no Fox Comedy.
Vemba é o senhor que se segue no programa histórico, que chegou à antena em 2009 na RTP2, na altura com cinco apresentadores, um para cada dia da semana. Nuno Markl, Fernando Alvim, Filomena Cautela, Inês Lopes Gonçalves ou José Pedro Vasconcelos foram alguns dos anfitriões. Em 2012, transitou para a RTP1 com transmissão semanal, tendo já cumprido 18 temporadas, a última apresentada por Miguel Rocha.