Projeto sobre coesão territorial será desenvolvido com acompanhamento da redação do Jornal de Notícias até final novembro.
Corpo do artigo
Mariana Gomes e Ana Costa, da Universidade Nova de Lisboa, foram as vencedoras da Bolsa JN, uma das quatro bolsas atribuídas na primeira edição da Academia de Notícias. O seu trabalho, focado na coesão territorial, será desenvolvido sob orientação da redação do Jornal de Notícias e deverá estar concluído até novembro.
A iniciativa conjunta do JN, TSF e “O Jogo” pretende aproximar as redações do meio académico, atribuindo bolsas no valor de 2500 euros a estudantes e recém-licenciados em Comunicação Social de 11 instituições parceiras. À exceção de Fernanda Souza, da Universidade do Porto, vencedora da Bolsa “O Jogo”, com candidatura individual, as restantes propostas foram apresentadas em equipa, evidenciando o predomínio feminino nos cursos e nas redações.
Na categoria Sustentabilidade, promovida em parceria com a Fundação Mestre Casais, foram distinguidas Beatriz Ferreira e Tânia Costa, da Universidade do Minho. A Bolsa TSF, dedicada à cidadania na era digital, foi atribuída a Mariana Vieira, Carolina Malheiro e Francisca Eichman, da Universidade Lusófona do Porto.
Combinação de futuro
José Mendes, presidente da Fundação Mestre Casais, destacou que “as bolsas da Academia de Notícias permitem a jovens estudantes ou formados em Comunicação Social um primeiro contacto com o trabalho jornalístico, com a vantagem de verem os seus trabalhos publicados em órgãos de referência como o Jornal de Notícias, a TSF ou “O Jogo”. Sublinhou ainda que “os meios de Comunicação Social e a Academia são uma combinação de futuro”, daí a importância de estarem presentes.
Domingos de Andrade, administrador da Notícias Ilimitadas, grupo detentor dos três títulos, realçou que “atravessamos transformações tecnológicas e culturais complexas e queremos estar preparados para os desafios que o setor vai continuar a atravessar”. As bolsas representam “uma lufada de ar fresco num setor que anda de cabeça baixa, sempre com a palavra crise na boca”.
Os projetos vencedores serão acompanhados pelas redações do Jornal de Notícias, TSF e “O Jogo”, com conclusão prevista até final de novembro. Além das bolsas, a Academia de Notícias inclui a publicação regular de trabalhos dos estudantes nos sites dos três títulos, a emissão de reportagens na TSF e pacotes de assinaturas para as instituições de ensino, reforçando a ligação entre meios e Academia.