"Dr. House" no top das ficções estrangeiras e "Equador" no das nacionais.
Que a ficção nacional de Queluz goza de um estatuto indestronável no que às novelas diz respeito não é novo. Mas a TVI encabeça também as audiências de séries."Equador" é a mais vista e "Dr. House" ocupa o topo dos conteúdos internacionais.
Atendendo aos canais em sinal aberto da televisão portuguesa, e de acordo com uma hierarquia que compreende as 20 séries que mais espectadores captam, segundo dados da Marktest relativos ao mês de Abril, a trama baseada na obra homónima de Miguel Sousa Tavares está à frente da corrida com uma distância substancial. Obteve uma audiência média de 14%. É certo que as ficções de cunho luso sobressaem, sendo que a RTP1 é quem granjeia maior consistência no "ranking". "Pai à força" (9,2%), "Conta-me como foi" (7,5%), "A minha família" (7%) e "Liberdade 21" (4,5%), pontuam nos lugares cimeiros da tabela.
Porém, imediatamente a seguir, acompanhada por 4,2% do público surge a série que versa o mais irascível médico do pequeno ecrã. "Dr. House", cuja quinta temporada a TVI assegura, apenas com uma "décalage" de cinco episódios face à exibição nos Estados Unidos, obtém o quinto posto e o primeiro lugar na tabela de produtos estrangeiros. Faça-se, todavia, notar o horário da sua emissão, balizado após a meia-noite.
Margarida Victória Pereira, responsável pelas aquisições do canal, justifica a exibição tardia. "Se colocássemos a série às 21 horas, naturalmente que não teria os mesmos resultados". Recorde-se que essa faixa é inteiramente monopolizada por telenovelas nacionais com um êxito imbatível. "'Dr. House', não é de fácil digestão, é legendada e dirige-se a um nicho de espectadores", salienta.
"Sexo, dinheiro e poder", também da TVI entronca-se na sétima posição (3,7%), corroborando a estratégia bem sucedida da estação, nas apostas internacionais.
"Anatomia de Grey", da RTP2, que aparece em 12º lugar (2,7%), conquista o feito de conseguir uma audiência média que ultrapassa a do canal onde é emitida.
Outra particularidade que merece relevo é o facto de a produção mais vista da SIC ser "Uma aventura", que se emprateleira num honroso oitavo posto (3,2%). A série inspirada na colecção de livros da autoria de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, tem um "target" infanto-juvenil.
Curiosamente, a mítica "CSI" que desvela os segredos da investigação forense, exibida pela estação de Carnaxide , aparece só na 20ª posição, pelo que apenas é visionada por 1,8% do público.
