A estreia, na segunda-feira, do programa “Boa tarde”, com Conceição Lino, na SIC, tem dado que falar por causa das imagens de dois partos transmitidas em pleno directo.
Corpo do artigo
Segundo a Humpar, Associação Portuguesa pela Humanização do Parto, a emissão “em nada contribui para informar ou educar, limitando-se a mostrar em directo um parto e uma cesariana, sem qualquer contextualização que não seja a oportunidade (assumida!) de promover a estreia de um programa de televisão”.
O organismo mostra-se chocado pelo “voyeurismo” das cenas, que retratam uma mulher num “momento de fragilidade emocional” e sublinha ainda a “falta da preparação da apresentadora/repórter para assistir ao nascimento”.
A profissional ao serviço da estação de Carnaxide foi relatando todo o processo, com os detalhes da actuação médica, e a mãe da criança, esteve constantemente a ser solicitada para prestar declarações e preencher o tempo desde o arranque do programa até ao nascimento propriamente dito, que ocorreu 15 minutos depois.Os nascimentos em questão decorreram nos hospitais de Santa Maria e de Beja.
