A Autoridade da Concorrência autorizou, esta quarta-feira, a compra do "Jornal de Notícias", do "O JOGO" e da rádio TSF, entre outros títulos, pela Notícias Ilimitadas à Global Media Group.
Corpo do artigo
A Autoridade da Concorrência decidiu "adotar uma decisão de inaplicabilidade na operação de concentração" da Notícias Ilimitadas autorizando, assim, o negócio da compra dos títulos do "Jornal de Notícias", "O Jogo", "Notícias Magazine", "Volta ao Mundo", "Evasões", "Jornal de Notícias História", sites NTV e Delas à Global Media Group, bem como a aquisição das participações de capital social por esta detidas na sociedade Rádio Notícias, detentora da TSF.
"Em 5 de junho de 2024, o Conselho de Administração da Autoridade da Concorrência, no uso da competência que lhe é conferida pela alínea d) do n.º 1 do artigo 19.º dos Estatutos, aprovados pelo Decreto-Lei n.º 125/2014, de 18 de agosto, delibera adotar uma decisão de inaplicabilidade, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 50.º da Lei da Concorrência, uma vez que a mesma não configura uma operação de concentração na aceção do artigo 36.º deste diploma", anunciou o organismo.
Desta forma, a Notícias Ilimitadas passa a ser a nova proprietária destes órgãos de comunicação social que pertenciam, até agora, à Global Media Group. Em maio, a Entidade Reguladora para a Comunicação (ERC) já tinha dado "luz verde" ao negócio.
A Notícias Ilimitadas é uma sociedade veículo, controlada e detida a 100% pela Verbos Imaculados Lda., por sua vez detida pelas sociedades PARSOC, Investimentos e Participações sociais, S.A., MESOSYSTEM, S.A., Ilíria – Serviços de Consultoria e Gestão, Lda., Oti Investimentos, Lda. e por pessoas singulares.