A Agência Lusa conquistou o prémio de excelência e qualidade atribuído anualmente pela Aliança Europeia das Agências de Notícias pela sua evolução no sentido da convergência de noticiário multimédia em múltiplas plataformas.
Corpo do artigo
Individualmente, o prémio foi atribuído ao director técnico da agência, Paulo Nogueira dos Santos.
O prémio é partilhado com a agência de notícias austríaca APA, que apresentou um projecto estratégico intitulado "Meios em Foco", produzido por um grupo de projectos da empresa.
Em declarações à Lusa, Paulo Nogueira dos Santos referiu que este prémio reconhece o trabalho feito por si e pela empresa "no caminho da modernidade", levando a agência "para a inovação, produzindo cada vez mais multimédia numa convergência de meios e plataformas".
Segundo afirma, "a Lusa está claramente no topo do conjunto das agências europeias com os projectos de modernização realizados nos últimos anos".
O director técnico da Lusa disse ainda que toda esta modernização da empresa não poderia ser feita sem a colaboração de todas as direcções da Lusa, em particular da Direcção de Informação.
"Todos os jornalistas participaram de uma maneira activa neste projecto tornando-o num sucesso", disse adiantando que este prémio dá visibilidade e projecção à empresa e mostra que é "uma agência noticiosa de futuro".
A Aliança Europeia de Agências Noticiosas congrega agências de 31 países da Europa com o objectivo de criar uma plataforma comum sobre questões fundamentais como os direitos de autor, a política tarifária, a tecnologia e o acesso às fontes de informação.
No ano passado, o prémio foi atribuído à agência de notícias da República Checa, CTK, galardoando o director de tecnologias de informação "pelo seu papel de liderança no design, desenvolvimento e implantação de um sistema editorial de multimédia chamado MRS".