De Helena Sacadura Cabral a Mário Ferreira: os melhores influenciadores do LinkedeIn em 2025
De acordo com a Favikon, plataforma de marketing que analisa os principais influenciadores nas redes sociais, com base em inteligência artificial, a economista e professora universitária Helena Sacadura Cabral tem, neste momento, o perfil que mais se destaca no LinkedIn em Portugal.
Corpo do artigo
Com mais de 86 mil seguidores, a autora, que assinou mais de 45 livros, é realçada pelas publicações altamente focadas no empoderamento da mulher e nos desafios do envelhecimento.
Na segunda posição surge o arquiteto de nuvem Ivo Pinto, da Amazon Web Services (AWS), com mais de 32.500 seguidores. Apaixonado pela comunidade tecnológica, é autor de vários livros e participa frequentemente em conferências de Tecnologia da Informação.
O terceiro lugar da tabela pertence ao CEO da Delta Cafés, Rui Nabeiro, cuja comunidade reúne mais de 180 mil pessoas. As suas publicações são focadas em experiências de liderança e iniciativas de apoio aos produtores locais de café.
Segue-se o empresário Mário Ferreira, presidente da Pluris Investments, com posts dedicados ao turismo, cruzeiros, imóveis e construção de navios.
Em quinto lugar, o deputado e economista Carlos Guimarães Pinto, crítico de várias posições governamentais, nomeadamente as ligadas à tributação, gastos públicos e habitação. Tem mais de 47 mil seguidores.
A seguir, na sexta posição, surge o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, muito presente no LinkedIn com temas como o transporte sustentável e estratégias habitacionais.
O secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, ocupa o sétimo lugar, com especial enfoque em publicações sobre crescimento económico, património cultural e sustentabilidade.
Na oitava posição, o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, com uma presença nas redes sociais que se centra no desenvolvimento urbano, em soluções habitacionais e iniciativas culturais.
Segue-se Rui Rocha, deputado e antigo presidente da Iniciativa Liberal, com mais de 24 mil seguidores e publicações muito focadas em redução de impostos e responsabilidade governativa.
A fechar a tabela dos dez influenciadores mais fortes no LinkedIn está Carolina Afonso, CEO da Gato Preto em Portugal e em Espanha. Professora no ISEG, foi reconhecida pela Forbes como uma das empresárias mais influentes do país.
Destaque ainda para Pedro Oliveira, reitor e professor catedrático da CASCAIS na Nova School of Business and Economics (11.º lugar), o consultor de energia António Vidigal (12.º), Mafalda Duarte, diretora-executiva do "Green Climate Fund" e reconhecida pela TIME como líder climática (13.º), o executivo sénior da Google Pedro Pinto (14.º), Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga (15.º), Ricardo Costa, presidente do Grupo Bernardo da Costa (16.º), a ministra do Ambiente e Energia, Maria Graça Carvalho (17.º), Marco André, executivo ligado ao marketing e IA do LinkedIn (18.º), o youtuber Nuno Maduro (19.º) e José Manuel Fernandes, com mais de 20 anos de experiência em vendas e marketing (20.º).