Alunos do mestrado em Ilustração e Animação, da Escola Superior de Design, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, em Barcelos, participaram no desafio lançado pelo JN. O contexto internacional marcado pela guerra e a problemática da habitação inspirou muitos trabalhos.
Corpo do artigo
A vencedora do desafio, Maria Goulão, é natural da Covilhã, foi estudar Belas-Artes para Lisboa, onde escolheu a área do Desenho, e agora está no 1.º ano do mestrado em Ilustração e Imagem, na Escola Superior de Design, em Barcelos. Aos 22 anos, trabalha em regime de part-time na área do Design numa fábrica de corte e confeção e, nos tempos livres, diverte-se a responder a desafios lançados na faculdade, como este, para ilustrar a capa de hoje do JN. Maria Goulão honra-se de ter “o desenho como ferramenta de expressão”.
Visivelmente feliz por o seu trabalho ter sido o escolhido, a aluna confidenciou que “o que demorou mais foi escolher o tema”. Já para a ilustração “bastou um dia”, contou Maria, ciente que queria “chocar as pessoas”. E explicou: “Gostava que os leitores do JN passassem para lá da sua bolha familiar, que pensassem que há famílias que não têm um teto e que levassem ajuda a quem mais precisa”.