José Manuel Fernandes anunciou à redacção que vai abandonar o cargo e que a nova direcção entrará em funções no dia 01 de Novembro.
De acordo com um comunicado do Conselho Geral do “Público”, já está formada nova Direcção Editorial, que será liderada por Bárbara Reis, escolha que mereceu a concordância do Conselho Consultivo.
Na nova direcção mantêm-se os directores adjuntos, Manuel Carvalho e Nuno Pacheco, e a directora de arte, Sónia Matos.
O editor da secção Mundo, Miguel Gaspar, assume a partir de 01 de Novembro o lugar de director-adjunto, agora ocupado por Paulo Ferreira.
No início de Julho, o director do "Público" manifestou ao Conselho Geral vontade de ser substituído no cargo, ainda durante o corrente ano, admitindo que essa substituição fosse concretizada na altura que fosse mais conveniente para o jornal.
O Conselho Geral entendeu ter chegado a altura de "acolher a referida vontade".
O comunicado adianta, sem especificar, que José Manuel Fernandes continuará ligado ao jornal, mas "noutros moldes e com outro formato".
Contactado pela Agência Lusa, José Manuel Fernandes escusou-se a referir as razões que o levaram a comunicar à administração a vontade de abandonar a direcção do jornal mas frisou que o fez a 06 de Julho, muito antes do caso das escutas.
O jornalista confirmou ainda que continuará ligado ao “Público”, não estando ainda definido em que moldes, e que abandona o cargo de administrador da Público S.A.
José Manuel Fernandes está há 20 anos no “Público”, desde a sua fundação, 11 dos quais à frente da direcção editorial.
