<p>O humor domina as nomeações para melhor programa de entretenimento, na categoria de Televisão, do Prémio Autores 2010; uma parceria entre a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) e a RTP. No total, são dez as categorias distinguidas no próximo dia 8. </p>
Corpo do artigo
"Os contemporâneos", "Gato fedorento esmiúça os sufrágios" e "5 para a meia-noite" foram os programas escolhidos pelo júri para a recta final das nomeações de Entretenimento. Mas os prémios destinados à Televisão contemplam ainda a Informação - "Jornal das Nove", "A guerra" (segunda temporada) e "Câmara clara" - e para a Ficção - "Equador", "Conta-me como foi" e "Pai à força". Os indicados são formatos das três estações generalistas.
"Estes prémios abrangem as categorias todas, não faria sentido que não estivesse lá a Televisão. Os programas são também um acto criativo", disse aos jornalistas José Fragoso, director de Programas da estação pública. Questionado sobre se esta iniciativa iria inviabilizar a participação da RTP em outros prémios de Televisão - como os que a Associação de Produtores Independentes (APIT) tentou organizar -, o responsável sublinhou "nunca ter falado sobre esse assunto com ninguém".
Direitos de autor
Além de distinguir os autores pelos trabalhos do ano anterior, a iniciativa tem também o objectivo de alertar o público para a defesa dos direitos de autor. "A melhor maneira de proteger a obra dos autores é mostrá-la", disse José Jorge Letria, administrador-delegado da SPA, frisando que a "remuneração do direito de autor é o salário do criador".
Este responsável anunciou ainda que, além destes prémios cujos vencedores serão escolhidos por um júri nomeado pela SPA, a instituição criou ainda outras duas distinções. O prémio para a "Melhor programação autárquica, atribuído à Câmara de Cascais e o prémio "Vida e obra" que será entregue a Júlio Pomar.
Gala no CCB
Os vencedores serão conhecidos na gala que se realiza a 8 de Fevereiros, às 21.30 horas, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, com transmissão em directo pela RTP1.
Apresentado por Catarina Furtado, o espectáculo conta com a participação de inúmeros artistas, dos quais se destacam Rui Veloso e Pedro Abrunhosa que, em conjunto, compuseram um tema inédito para o evento. Se a experiência resultar, os prémios passam a ser entregues anualmente.