Impresa garante reforço financeiro com entrada da italiana MFE no capital do grupo

Francisco Pedro Balsemão lidera fase de renovação e expansão da Impresa, agora com a Media For Europe como parceira acionista
Foto: Carlos Pimentel/Arquivo
Grupo MEF-Media For Europe vai ficar com 32,934% da dona da SIC e do Expresso. Família Balsemão mantém controlo da empresa portuguesa. Operação aguarda luz verde regulatória e aprovação em Assembleia Geral.
Corpo do artigo
A Impresa anunciou ter firmado um acordo de investimento com a MFE - Media For Europe, que prevê a entrada do grupo italiano no capital da dona da SIC e do jornal "Expresso". A operação será feita através de um aumento de capital no valor de 17,325 milhões de euros, integralmente subscrito pela MFE, que passará a deter 32,934% do capital social do grupo português.
A Impreger, holding que controla a Impresa e que tem a família Balsemão como acionista maioritária, continuará a ter o domínio da empresa, assegura a administração. Atualmente, a família detém 33,738% do capital social através dessa estrutura, o que lhe permite manter a liderança estratégica.
No comunicado enviado à CMVM, a Impresa explica que a concretização da entrada da MFE depende ainda de autorizações regulatórias, da confirmação da banca de que o acordo não desencadeia cláusulas de resolução ou de vencimento antecipado e da aprovação dos acionistas em Assembleia Geral.
As duas empresas assinaram também um acordo parassocial, que só entrará em vigor após o cumprimento das condições previstas, garantindo que o controlo da Impresa e das suas subsidiárias permanece na esfera da Impreger.
Francisco Pedro Balsemão, CEO da Impresa, enaltece o entendimento agora alcançado:
"Estamos muito orgulhosos com esta parceria, já que a MFE é um grupo de media líder na Europa, com quem partilhamos uma visão de futuro baseado na produção de conteúdos de qualidade, na proximidade aos espectadores e na inovação tecnológica."
O gestor destaca ainda a confiança e as oportunidades que se abrem com este reforço de capital: "A Impresa traz para este projeto a sua experiência ímpar, os seus valores reconhecidos de liberdade e independência jornalística em Portugal e a sua ligação única com o público português. Estamos convictos de que teremos a capacidade de desenvolver sinergias tangíveis e duradouras que beneficiem todas as partes envolvidas."
Também a MFE sublinha a importância desta parceria, num comunicado divulgado no mercado italiano: "O legado de Francisco Pinto Balsemão na formação do panorama mediático português é muito reconhecido e é altamente considerado pela MFE. O envolvimento contínuo da família Balsemão será fundamental para impulsionar a direção estratégica da Impresa e enfrentar os desafios que se avizinham."
Com esta entrada no capital, o grupo liderado por Pier Silvio Berlusconi reforça a estratégia de expansão europeia, que tem passado por movimentos semelhantes em Espanha e na Alemanha. A Impresa, por seu lado, ganha um parceiro internacional com ambição de crescimento no setor e com capacidade para apoiar a inovação e o desenvolvimento digital.

