Um novo "reality show" da edição norte-americana do canal MTV tem sido notícia pelas piores razões.
Logo na estreia, anteontem, os jovens italo-americanos estiveram envolvidos em cenas de violência. "Jersey Shore" já é classificado como um dos formatos mais polémicos da estação cuja vocação inicial se cingia a vídeos.
Os concorrentes, divididos em três grupos, e instalados numa casa onde está içada uma bandeira italiana, estão a passar umas férias de Verão nas praias de Jersey Shore, em Nova Jersey. Mas rapidamente, o convívio entre eles se transformou numa troca de insultos, chegando às agressões físicas.
Várias associações que representam a comunidade italo-americana vieram denunciar que tais cenas só alimentam modelos estereotipados sobre a comunidade. "São uma vergonha para eles mesmos e para a sua família", disse o porta-voz de um desses organismos. Alguns anunciantes já se demarcaram da emissão, do Monino's Pizza ao American Family. Por seu lado, a estação comunicou que nunca "foi sua intenção estereotipar, discriminar ou ofender".
Curiosamente, as audiências foram elevadas: 1,4 milhões de espectadores assistiu à estreia. E os vídeos disponíveis na net que envolvem puxões e murros somam milhares de cliques.
