O "Jornal de Notícias" é o órgão de Comunicação Social com maior audiência em Portugal. Não só lidera em ambiente digital, como também é o número um na duplicação de leitores entre papel e digital. É lido por 45,4% dos portugueses.
Corpo do artigo
O JN é o título da imprensa nacional com maior audiência. Em 2023 foi lido por 45,4% dos portugueses, dos quais 12,7% no papel, 6,9% em duplicado e 25,8% exclusivamente no digital. Uma distinção a que acresce o facto de o "JN" ser também o título com maior audiência no digital e com maior duplicação de leitores entre papel e digital. Os dados são do Crosspress da Marktest, relatório que conjuga os dois estudos de referência dos setores de imprensa e digital no país, Bareme Imprensa e NetAudience.
O estudo revela que quase metade dos portugueses residentes em Portugal, e que têm mais de 15 anos, leram o JN, sendo que a taxa de cobertura máxima corresponde a 3,9 milhões de portugueses.
Dentro da esfera do Global Media Group, o "Diário de Notícias" apresenta uma taxa de 32,1%, a que correspondem 2,7 milhões de leitores, a maioria com mais de 65 anos, como acontece com a maior parte dos títulos analisados.
O "Dinheiro Vivo", título de economia publicado com o JN e com o DN, ocupa a quinta posição do ranking, com 30,4% da audiência máxima entre papel e site, mas é na versão impressa que este título se destaca.
Já o desportivo "O Jogo" atinge 23,9% da audiência, tendo chegado a mais de dois milhões de pessoas durante o ano passado.
As revistas "Women's Health" e "Men's Health" também integram lugares cimeiros na imprensa nacional, alcançando 623 mil leitores e 601 mil, respetivamente.
JN líder no Digital, pelo terceiro mês consecutivo
Recorde-se que o site do "Jornal de Notícias" continua a ser líder na informação digital, sendo o jornal mais lido pelo terceiro mês consecutivo, com perto de 2,5 milhões de leitores.
Em janeiro, o JN alcançou 2.449.395 de leitores (28,5% do total), segundo o Ranking netAudience, a ferramenta referência de medição de "reach" (alcance) na Internet.