"Onde queremos estar em 2030?" é mote da conferência de aniversário do "Jornal de Notícias", que terá lugar na Porto Business School, já na segunda-feira à tarde, dia 2 de junho. Especialistas e oradores qualificados irão dar os seus contributos para vislumbrarmos o que poderá ser ou deveria ser o nosso país.
Corpo do artigo
O "Jornal de Notícias" (JN) é um título mais do que centenário, celebrando 137 anos no dia 2 de junho próximo, mas não deixa de ter um pé bem assente no presente e outro no futuro. Afinal, o JN online é o atual líder nacional de audiências no digital.
Embora as lições do passado e o acumular de experiência sejam sempre importantes, há que ter a capacidade de enfrentar os desafios disruptivos, como a inteligência artificial. Num mundo marcado pela imprevisibilidade, por mudanças constantes e pela necessidade permanente de adaptação, fazer previsões certeiras para 2030 é um exercício arriscado. Ainda assim, é justamente esse horizonte que queremos fixar como meta — como destino a alcançar. Cinco anos podem parecer muito tempo, mas passam num instante. Onde queremos estar quando lá chegarmos? A conferência de aniversário tem esse mote. Para assistir pode inscrever-se AQUI. Este é o programa:
Data: 2 de junho
Local: Auditório da Porto Business School
14.30 horas
RECEÇÃO AOS CONVIDADOS
15 horas
BOAS-VINDAS
José Esteves, dean da Porto Business School
INTRODUÇÃO
Inês Cardoso, diretora-geral editorial da Notícias Ilimitadas
Vítor Santos, diretor do Jornal de Notícias
15.10 horas
KEYNOTE SPEAKER
Nuno Fernandes, Managing Partner da Odgers Board Solutions, e professor catedrático no IESE Business School
15.40 horas
DEBATE
Inovação e Criatividade como motores de Portugal
- Susana Romana, guionista, radialista e humorista
- Francisco Porto Fernandes, presidente da Federação Académica do Porto
- Débora Campos, fundadora e CEO da AgroGrIN Tech
- António Relvas, diretor de Inovação da Tekever
16.30 horas
ENCERRAMENTO
António Leitão Amaro, ministro da Presidência de Portugal
Quem são os portugueses — nas mais diversas áreas — que estão a deixar uma marca e a contribuir para moldar o futuro que se aproxima, apesar das incertezas que ele encerra? É esse o exercício que propomos: identificar e dar a conhecer quem, dentro e fora dos holofotes mediáticos, está a acumular mérito, conhecimento e visão, projetando Portugal como um verdadeiro concorrente à escala global. Vamos destacar os protagonistas deste Portugal que já está a fazer diferente.
Com o contributo de vários agentes de mudança, desenharemos uma visão do Portugal que poderá ser o de 2030, sem esquecer o lugar que queremos ocupar num mundo globalizado e em permanente transformação. Com base em indicadores socioeconómicos, procuraremos traçar as linhas do desenvolvimento que desejamos, embarcando numa viagem ao futuro que é, também, um impulso renovado para a nossa vontade de fazer melhor.
Não deixaremos de dar voz aos mais jovens, uma vez que são eles quem pode mudar Portugal.