
O JN tem apostado no trabalho multiplataforma e de captação de novos públicos
Foto: Arquivo
O "Jornal de Notícias" voltou, em março, à liderança na informação digital, alcançando mais de 2,8 milhões de leitores. Os dados são do Ranking netAudience, a ferramenta referência de medição de "reach" (alcance) na Internet.
Corpo do artigo
O JN recuperou, no mês passado, a primeira posição entre os jornais portugueses, chegando a mais de 2,86 milhões de leitores e ultrapassando assim o "Correio da Manhã" (que teve cerca de 2,43 milhões de leitores) e o "Expresso" (com cerca de 2,42 milhões). À frente do "Jornal de Notícias", que é terceiro na tabela geral, estão apenas as televisões: a TVI, com mais de 3,2 milhões de e SIC (quase 3 milhões), mas com resultados que incluem, além da informação, também o entretenimento. A melhoria de resultados registou-se tanto no alcance por telemóvel e outros dispositivos móveis (2,76 milhões de leitores) como por computador (477 mil), neste mês em que a Marktest anunciou uma mudança metodológica nas medições de audiência.
Em fevereiro, o JN tinha ficado em quinto lugar no ranking global e em terceiro considerando apenas os jornais, com mais de 2,3 milhões de leitores, a seguir ao "Correio da Manhã" (quarto lugar na lista) e o "Expresso" (quinto lugar), que, um mês depois, foram ultrapassados em mais de 400 mil leitores alcançados. No sexto lugar do ranking de março surge o "Observador", com 2,4 milhões de leitores e a NiT, com 2,2 milhões.
No universo da "Notícias Ilimitadas", o grupo do JN, o jornal desportivo "O Jogo" também aumentou o alcance, contando com 1,2 milhões de leitores, e subiu três lugares no ranking geral (15.º), encurtando a distância para o "Record", o desportivo mais lido em Portugal.
A TSF desce um lugar no ranking, embora melhore o resultado de fevereiro, chegando a mais de 742 mil leitores e posicionando-se como a segunda rádio informativa com mais alcance, atrás da Rádio Renascença, que alcançou mais 1 milhão de pessoas.
Em termos de alcance total, a NI registou uma subida assinalável, passando de 2,7 para 3,3 milhões de pessoas. Na tabela da netAudience, ocupa o quinto lugar, atrás do Nónio, da Impresa, da Media Capital e da Medialivre, e à frente do Observador, da RTP e da Global Media Group, entre outros grupos.
Crescimento nas redes sociais
Numa análise às redes sociais do JN, destaque para o aumento de seguidores no Instagram: alcançámos mais 15 mil seguidores entre 14 de março e 10 de abril, chegando a um total de 479 mil. O trajeto é ascendente também no TikTok, onde o JN segue com 90 mil seguidores, numa clara aposta da redação no trabalho multiplataforma e de captação de novos públicos. No Facebook, o JN é o jornal português com a maior comunidade (2,4 milhões de seguidores), estando ainda em crescimento no X (antigo Twitter), com 607 mil pessoas, e no Threads, onde somamos mais de 85 mil seguidores.

