O "Jornal de Notícias" ultrapassou o milhão de leitores no segundo trimestre de 2011, tornando-se no diário generalista que mais subiu em audiências em relação aos três meses anteriores. O diário da Controlinveste cresceu 1,6 pontos percentuais, mais 1,2 pontos que o "Correio da Manhã".
Corpo do artigo
Entre Abril e Junho, o JN registou uma audiência média de 12,4 pontos percentuais, o que se traduz numa média de um milhão e 30615 leitores diários (cresceu 132983 leitores).
Em relação ao trimestre anterior, o diário da Controlinveste subiu 1,6 pontos, mais 1,2 do que o "Correio da Manhã", da Cofina, líder no segmento dos generalistas, que regista 14,4 (uma subida de 0,4). A diferença entre as duas publicações é, actualmente, de dois pontos.
De acordo com os dados do Bareme Imprensa, da Marktest, que apontam para uma subida generalizada dos principais títulos, é de destacar o crescimento em 0,7 pontos percentuais do "Diário de Notícias", também da Controlinveste.
O jornal fixa-se nos 4,1 que se reflectem em mais 58180 leitores que no período anterior (um total de 340768). O "Público" aumentou um ponto percentual, fixando-se nos 5,5 pontos e o jornal "i" cresceu 0,6 para 1,6 pontos.
Nos diários desportivos, é "A Bola" que conquista melhor desempenho, de 10,6 pontos. O "Record" situa-se nos 11,1 e "O Jogo" nos 7 pontos. Nos económicos, o "Diário Económico" e o "Jornal de Negócios" alcançam 2,8 e 2,4, respectivamente.
Quanto aos semanários e revistas de informação geral, há dois dados a reter. Em primeiro lugar, as duas publicações que mais crescem são o "Expresso" (0,9 para 7,7 pontos) e a "Visão" (0,8 para 7,2 pontos), ambas da Impresa. Em segundo lugar, o único título a descer é o "Sol" (perde 0,1 para 2,5 pontos). As restantes - "Sábado" e "Focus" alcançam 4,3 e 1,6.
Nas revistas de viagens, a "Volta ao Mundo" foi a única a subir, com 1,7 pontos. Quer a líder, "Rotas & Destinos", quer a "Visão Vida & Viagens", em terceiro, tiveram crescimento nulo. A "Tempo Livre" e a "Evasões" perderam 0,1 pontos.
"Notícias Magazine" é líder
Distribuída com o JN e com o "Diário de Notícias", a revista de domingo "Notícias Magazine", continua a ser a mais lida.
No trimestre em apreço, a publicação situa-se nos 10,8 pontos, tendo um crescimento de 1,6, que respeita a 897632 leitores. No segundo lugar da tabela dos suplementos de interesse geral, está a "Correio da Manhã Domingo", com 9,3 pontos.
De salientar, ainda, que a "Notícias Sábado", também publicada em conjunto com os dois jornais da Controlinveste, ocupa a terceira posição, com 7 pontos.
Seguem-se-lhe a "Única" ("Expresso) com 5,1 e a "Pública" ("Público") com 3,5. Seguindo a tendência do semanário, a "Tabu" ("Sol") é a única que desce, para 0,8, colocando-se ainda assim à frente do suplemento "i-Reportagem" (jornal "i").
Nos cadernos de classificados, à excepção do "Primeiro Emprego" ("Correio da Manhã"), a tendência também é para aumentar a percentagem de leitores.
O "JN Tuti" foi o que mais subiu em relação ao trimestre anterior. Cresceu 74803 leitores, para 307522, o que significa 3,7 pontos percentuais.