O Governo aprovou, esta segunda-feira, algumas medidas do Plano de Ação para a Comunicação Social, nas quais se inclui o Plano Nacional de Literatura Mediática e a oferta de assinaturas digitais de títulos generalistas e económicos para os jovens.
Corpo do artigo
O que é o Plano de Ação para a Comunicação Social?
O Plano de Ação para a Comunicação Social, que tem um custo estimado de 4,5 milhões de euros, foi lançado pelo Governo em outubro e contém tem 30 medidas. Esta segunda-feira, o Governo aprovou alguns desses diplomas: o Plano Nacional para a Literacia Mediática, o Plano de Ação para a Segurança dos Jornalistas e, um diploma que regula a oferta de assinatura digital de um jornal generalista ou de um jornal económico para os jovens.
Quem pode beneficiar da oferta de assinaturas digitais?
A oferta de assinaturas digitais destina-se a jovens entre os 15 e os 18 anos, tem a duração de dois anos e visa fomentar a literacia mediática e o pensamento crítico entre os jovens. O diploma estipula a oferta de uma assinatura digital periódica de títulos generalistas ou económicos e tem um custo de 20 euros, totalmente suportado pelo Estado.
O que é o Plano Nacional da Literacia Mediática?
O diploma tem como objetivo "desenvolver uma estratégia mais robusta para a literacia mediática e o combate à desinformação", que António Leitão Amaro, ministro da Presidência, considera serem peças fundamentais para a construção de uma sociedade informada e democrática. O Plano Nacional da Literacia Mediática tem um custo estimado de 600 mil euros.
O que é o Plano de Ação para a Segurança dos Jornalistas?
A medida visa a promoção da segurança dos jornalistas e de outros profissionais da comunicação social, sendo que estava prevista ser executada neste trimestre e tem um custo estimado de 195 mil euros.