António Lobo Xavier participou pela última vez, este domingo à noite, no programa "O Princípio da Incerteza", da CNN, no qual colaborava há 30 anos como comentador regular.
Corpo do artigo
António Lobo Xavier foi eleito, na semana passada, presidente do Conselho Geral e de Supervisão da EDP. Na sequência das novas funções para o mandato 2024-2026, o advogado de 64 anos participou pela última vez, este domingo à noite, no programa de debate e análise política "O Princípio da Incerteza", da CNN.
O anúncio foi feito por Carlos Andrade, que conduz o formato semanalmente, salientando os 30 anos de ligação de Lobo Xavier ao programa como comentador regular, que começou ao lado de Pacheco Pereira (PSD) e José Magalhães (PS). Lobo Xavier substituiu então Nogueira de Brito(CDS-PP).
Lobo Xavier justificou a decisão de abandonar o programa devido aos "riscos" que a EDP poderia ter na sequência dos seus comentários. "Não é justo que a EDP sofra as consequências da minha liberdade de expressão", afirmou. "Não gostaria de vir para aqui sentindo-me pressionado e sem liberdade", acrescentou.
Atualmente, além de José Pacheco Pereira, colabora no programa a socialista Alexandra Leitão.

