Marco Galinha desmente passivo de 50 milhões e apresenta propostas de compra para JN e O Jogo
Marco Galinha desmentiu, nesta quinta-feira, que o Global Media Group (GMG) tenha um passivo de 50 milhões de euros e que tenham sido escondidos milhões de euros em dívidas ao World Opportunity Fund (WOF), acionista que controla o GMG. O empresário fez uma proposta de compra para o "Jornal de Notícias" e "O Jogo".
Corpo do artigo
Num comunicado em que diz pretender esclarecer a situação do grupo que detém o "Jornal de Notícias", o jornal "O Jogo", a rádio TSF e o "Diário de Notícias", o anterior presidente da Comissão Executiva diz ter investido 16 milhões de euros no GMG, "convicto da excelência daquele projeto e da sua importância para o fortalecimento da comunicação social e da própria língua portuguesa".
Num segundo ponto do texto, Marco Galinha sublinha ser "falso que tenham surgido mais cinco milhões de euros de dívidas em faturas para além do que já tinha sido identificado durante a due diligence realizada pelo WOF" e que o grupo não tem um passivo de 50 milhões, como afirma a atual administração.
Segundo o empresário, o Grupo Bel, do qual é CEO, foi chamado a adiantar "as verbas necessárias para garantir o cumprimento dos primeiros dois meses da massa salarial de todo o grupo", quando o "novo acionista começou a incumprir as suas responsabilidades".
"Tendo-se continuado a verificar diversos incumprimentos por parte do novo acionista, decidimos já acionar todos os mecanismos legais e judiciais em defesa dos contratos assinados entre a WOF e as Páginas Civilizadas", salienta, reiterando a disponibilidades para contribuir para uma solução.
Marco Galinha, juntamente com outros empresários portugueses, fez uma proposta pela aquisição do "Jornal de Notícias" e "O Jogo" por 12 milhões de euros, assumindo nesse pacote as dívidas fiscais do grupo, sabe o JN junto de fonte oficial. Esta operação envolveria um aumento de capital no GMG, com este grupo a assumir o controlo de 51% do GMG, mas ainda não houve uma resposta por parte da atual liderança do grupo.