A MTV não está refém do êxito alcançado. Prova disso é a reinvenção da sua imagem ser uma constante, não se acomodando à sombra do prestígio. Outra vez de cara lavada, o canal oferece vários novos formatos.
Um renovado "look and feel" é a proposta da estação musical para o seu clube de devotos, nesta época estival em que a subida das temperaturas se faz sentir. Associado a toda uma remodelação gráfica, a MTV lança um conjunto de programas a estrear na grelha a partir de hoje. A segunda temporada da série "Skins" será, talvez, o anúncio mais sonante, sendo que os episódios desta fornada inauguram-se em antena já depois de amanhã, pelas 22 horas.
Contudo, além de vários outros conteúdos na área da ficção, novos "reality-shows" que se entroncam no estilo do canal pontuarão ainda no pacote que encerra conceito análogo ao da mensagem que preconiza veicular. Privilegiadamente vocacionada para um público mais jovem, a transformação operada não é alheia ao "target" a que se dirige.
Como tal, ressurge a ideia gravitacional de contemporaneidade associada a um novo logótipo, cujos contornos remontam a raízes pautadas pela simplicidade, um interface devidamente suportado pela inovação dos "spots" e "promos", a que se soma uma componente gráfica interactiva, além da palete de cores sugestiva.
Ora, segundo Victor Mourão, director-geral da MTV Portugal, "o universo com quem a estação pretende comunicar é o mais exigente", sendo que daí deriva uma permanente atenção face "aos hábitos de consumo", frisa. Se as "novas tecnologias" foram há muito sinalizadas pelo canal, o responsável fala num esforço no que se refere à conjugação entre o tradicional e o moderno, por forma a que se cumpra o objectivo final: "Passar do nível teórico ao prático". Até porque "não interessa chegar só até aos espectadores, ou 'viewers', mas antes envolvê-los emocionalmente", o que representa "um enorme desafio".
Quanto à descaracterização de que não raras vezes é apontada à MTV Portugal, Victor Mourão assume a ideia de "descontinuidade", mas refuta a de que a estação deixou de divulgar música. "Actualmente, 66% dos conteúdos continuam a ser exclusivamente musicais". Adianta, no entanto, que o canal se reveste de uma roupagem de "entretenimento". A probabilidade de a MTV Portugal ser adaptada à alta definição não é descartada pelo director. "É uma matéria a que temosestado atentos e as negociações já decorrem".
Ainda que a inspiração se mantenha marcadamente internacional, "há um forte cunho local", acrescenta o director. "Queremos comunicar em português e 12% da nossa grelha é ocupada por programação própria", salienta.
Todavia, os programas debutantes no leque de exibições da MTV Portugal são de cunho norte-americano. Hoje inicia-se, pelas 18 horas a série "Degrassi". Amanhã é a vez de "Rock of love com Bret Michaels", formato em que o vocalista dos lendários "Poison" busca a mulher perfeita. Além de "Skins", na quarta-feira estreia "Paranormal state" e "Scream Queens". A série "Eastbound & Down" inaugura-se na quinta-feira às 23 horas e "Important things with Demetri Martin", às 23.30 horas. Mas antes, arranca o "reality-show" intitulado "Gene Simmons familly jewels" que acompanha o guitarrista dos "Kiss". Por fim, sábado começa "Brooke knows best".
