Estando eu a viver na China há já vários anos e apenas tomando conhecimento da situação de Portugal a distancia através das noticias na internet e do contacto com amigos e família e com muita pena que eu vejo a situação do nosso pais a deteriorar-se de dia para dia.
Corpo do artigo
E certo que vivemos em tempos difíceis em quase todo o mundo e que parte dos nossos problemas políticos e económicos são importados de outros países mas em meu entender não adianta andarmos a culpar tudo e todos quando na realidade a nossa situação actual e o resultado de um acumular de mas decisões politicas e económicas tomadas internamente. É sempre fácil olhar para o passado e ver o que esta bem e o que esta mal, mas eu acho que um povo como o português tem obrigação de fazer muito mais e melhor que o que tem feito. Nos não podemos viver das memorias passadas mas devemos aprender com elas.
Na China, poucas são as pessoas que tem conhecimento sobre Portugal, isto e, muitas pessoas sabem que o nosso pais fica na Europa e ate conhecem alguns jogadores de futebol, também que a nossa situação económica e ma e que a China ate comprou um pouco da nossa divida nacional, mas isto e tudo.
De facto diversas vezes as pessoas perguntam-me o que e que se faz em Portugal que valha a pena importar para a China, obviamente as primeiras coisas que me vem a memoria são o nosso belo vinho, o nosso azeite e cortiça. Acho que deve haver mais coisas mas provavelmente na China também se faz o mesmo e mais barato. E uma pena que nossas empresas não sejam mais activas na comercialização dos nossos produtos especialmente num mercado em forte crescimento como e o chinês. Muito dificilmente se vê nos mercados vinho ou azeite português, ao contrario do vinho espanhol, chileno, francês ou australiano e do azeite espanhol ou italiano. Marcas de outros produtos portugueses também dificilmente se vêem no mercado. Espero que nossas empresas se empenhem um pouco mais e invistam mais em desenvolver este mercado e outros do género que estão em crescimento e com certeza nos podem ajudar.
A nossa situação actual em grande parte e o que nos quisermos que seja e se não tivermos uma população mais interessada e activa no que diz respeito aos assuntos do nosso pais, uma rede empresarial mais competitiva e moderna para podermos exportar mais e melhor, uma classe politica que olhe mais para os interesses do pais e não tanto para seus próprios interesses e que gaste menos que o que o pais produz, dificilmente se pode resolver nossos problemas.
Eu por norma sou optimista e acredito que iremos sair desta crise mas espero que possamos aprender com esta dura lição para que no futuro não volte a acontecer este tipo de problemas de novo.