
Prestando atenção, sobressai na voz do Ruca um timbre feminino e um ligeiro sotaque. A impressão faz sentido. Quem assegura a dobragem do menino animado há dois anos é Marta Oliveira, de 11 anos, residente em Vila Nova de Gaia.
Corpo do artigo
"Disseram-me no ATL (Actividades de Tempos Livres) que iria haver um 'casting' para a voz do Ruca. E lá fui. Quando soube que tinha ganho, fiquei muito alegre", conta a adolescente, conhecida na zona onde vive graças a este "part-time". Entretanto, tornou-se "um bocadinho famosa", como a própria reconhece. "Na minha escola, no ATL e junto dos meus amigos, todos sabem que sou eu quem faz de Ruca", suscitando inclusive uma pontinha de inveja. "Pois é", como corrobora.
A rapariga tímida revelou-se assim que começou a debitar o texto. "Tinha mesmo muito jeito", lembra Jorge Paupério , fundador da Somnorte, empresa que assegura a dobragem da série emitida pela RTP2 e Panda, só para falar dos canais mais importantes.
A utilização da voz desta aluna do sexto ano não se fica pelos desenhos animados televisivos. Também para os espectáculos de palco e para os anúncios publicitários se utiliza o seu préstimo. Marta é a voz portuguesa do Ruca. Antes dela, o papel era cumprido, desde 2002, pela filha da actriz Emília Silvestre. O seu crescimento ditou a substituição.
A escolha de uma rapariga para o papel de um rapaz não foi meramente aleatória: deve-se às características vocais que normalmente têm os miúdos nestas idades. "Em Portugal, são normalmente as raparigas a assegurar as falas dos bonecos animados masculinos", diz Jorge Paupério. E depois,"os rapazes têm um tom mais fino, esganiçado".
Outra particularidade do mercado nacional é recorrer a adolescentes para estes trabalhos. "Lá fora, são actores adultos especializados a assegurarem estas dobragens", acrescenta. Nesta área, tem sido também tendência crescente recorrer-se a figuras conhecidos para dar vida aos bonecos. O que, segundo o responsável, muitas vezes sucede não pelas qualidades dos profissionais, mas pela publicidade que estes promovem, logo de antemão, aos produtos.
