Jornalista Ana Tulha e fotojornalista Maria João Gala distinguidas pela Associação Nacional de Municípios (ANMP).
Corpo do artigo
O Júri do Prémio Associação Nacional de Municípios (ANMP) de Jornalismo e Poder Local 2025 atribuiu o 1.° prémio à reportagem “Fundão, terra de todas as nações”, da jornalista Ana Tulha, com fotografia da fotojornalista Maria João Gala. O trabalho foi publicado no suplemento "Notícias Magazine", parte integrante do “Jornal de Notícias” aos domingos.
A reportagem, publicada a 11 de fevereiro de 2024, mergulhou no mundo dos imigrantes, no interior do país, escolhendo o Fundão como pano de fundo. Como refere o trabalho, publicado no suplemento "Notícias Magazine", “neste concelho de Castelo Branco, há já representantes de 73 nacionalidades. Uns são refugiados, outros trabalhadores altamente qualificados, há quem estude, quem se dedique à agricultura, à indústria, às tecnologias, há até quem abra negócios. Mas também há dores de crescimento”.
A entrega dos prémios e menções honrosas, nas categorias de imprensa, fotojornalismo, rádio e televisão, ainda não está agendada, mas a ANMP esclareceu que esse ato terá lugar na sua sede em Coimbra.