A RTP vai apresentar um programa de reestruturação até dia 15 de Setembro, disse o ministro dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, após uma reunião com o conselho de administração da estação pública.
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O programa a apresentar pela administração da RTP visa abordar o futuro mais próximo da empresa "com maior optimismo e maior eficiência, é isso que se pretende", declarou Miguel Relvas.
O governante falava aos jornalistas na sede da estação pública, em Lisboa, depois de se ter reunido com o conselho de administração da empresa, liderado por Guilherme Costa.
"Estamos a falar de canais de televisão e rádio públicos, que têm de ter objectivos de eficiência. Os investimentos que aqui são feitos são feitos com o dinheiro dos contribuintes portugueses e esse grau de exigência tem de existir", defendeu o governante, que se encontrou também com alguns directores da RTP, casos de Nuno Santos, director de informação, Hugo Andrade, director de programas da RTP1, e Francisco Teotónio, director de multimédia do grupo.
Relembrando que a RTP apresentou "resultados muito interessantes" no primeiro semestre do ano, e que "indiciam já um caminho de reestruturação e eficiência", o ministro advertiu ainda para a necessidade de se "ir mais longe".
"Temos de definir uma estratégia clara, objectiva, que permita que o compromisso de eficiência se traduza num resultado de qualidade. É essa a base da relação estabelecida com o conselho de administração da RTP", sustentou ainda o governante com a pasta da comunicação social, reiterando que a privatização de canais de rádio e televisão da empresa permanece um objectivo do Executivo.
A privatização de canais de rádio e televisão da RTP e a alienação da participação do Estado na Agência Lusa são medidas previstas para momento oportuno no programa do actual Governo.
No que à RTP diz respeito, Francisco Pinto Balsemão, dono do grupo Impresa, que detém a SIC, e Miguel Pais do Amaral, presidente não executivo da Media Capital, dona da TVI, já demonstraram a sua oposição à privatização de um canal público, alertando para a diminuição dos ganhos com a publicidade.