
Foto: Mário Vasa
A SIC liderou as audiências na noite eleitoral das presidenciais, entre as 20 horas e as 24 horas, com um 'share' de 15,2%, com a TVI a atingir 14,9%, segundo uma análise da agência de meios Universal McCann.
Ainda assim, a TVI terminou o dia como o canal mais visto, "registando um 'share' de 13,8%. A SIC ficou na segunda posição, com 12,8%, seguida da RTP1, que se ficou pelos 9,8%", indicou, em comunicado.
No que diz respeito ao cabo, "os canais de informação dominaram as audiências, com a CMTV, a SIC Notícias e a CNN Portugal a ocuparem as três primeiras posições, com 'share' de 6,2%, 3,7% e 3,6%, respetivamente", destacou a agência.
Segundo a mesma análise, "o Now foi o quinto canal do cabo mais visto, ficando atrás apenas dos canais de informação e do canal Hollywood", tendo o canal mais recente do grupo Medialivre terminado o dia com um 'share' de 2,2%.
De acordo com a Universal McCann, o programa mais visto do dia foi o "Presidenciais 2026", da SIC. "O formato, que teve início às 19:30 e anunciou os resultados da sondagem à boca de urna, registou uma audiência média de 900 mil telespetadores e um 'share' de 17,8%", sendo que "Presidenciais 2026 - Primeiros Resultados", que começou às 21 horas, também na SIC, "ficou na segunda posição entre os programas mais vistos do dia".
"A completar o pódio surge "Presidenciais 2026: Boca de urna", da TVI, entre os programas mais vistos do dia 18 de janeiro", indicou a agência.
Além disso, "analisando a audiência média ao longo de toda a noite eleitoral, entre as 19.45 horas e as 24 horas, é possível observar que, no período entre as 19.45 horas e as 20 horas, todos os canais generalistas registaram um crescimento dos níveis de audiência média", tendo este aumento coincidido "com a divulgação, às 20 horas, dos resultados das sondagens à boca das urnas".
De acordo com a Universal McCann, "a SIC iniciou a noite na liderança, com alguma vantagem sobre a TVI e a RTP1", e após as 20 horas, "SIC e TVI continuaram a crescer até perto das 20.30 horas, momento em que ambos os canais registaram o seu pico de audiência".
A análise da agência mostrou que, "com o intervalo da SIC, por volta das 21 horas, a RTP1 registou um forte crescimento, conseguindo ultrapassar a TVI durante este período" e que "a análise da curva de audiência mostra ainda que a SIC liderou até cerca das 22:05", mas "a partir desse momento, a TVI assumiu a liderança, mantendo a primeira posição até às 24 horas".
No cabo, a CNN Portugal iniciou a noite eleitoral na liderança, mas a partir das 20 horas, a CMTV "aproximou-se progressivamente, acabando por assumir a liderança entre os canais do cabo após essa hora".
