Sindicato dos Jornalistas pronto para levar Global Media a tribunal por atraso no subsídio de Natal
O Sindicato dos Jornalistas (SJ) vai avançar para tribunal na sequência do atraso da Global Media Group no pagamento do subsídio de Natal, além de ter uma reunião agendada com o Governo na qual abordará a demora no pagamento aos trabalhadores a recibos verdes.
Corpo do artigo
No início do mês, o SJ escreveu uma carta à administração da Global Media a lembrar que a empresa estava em incumprimento no que diz respeito ao pagamento, referente a abril, aos trabalhadores a recibos verdes.
Além disso, em relação à regularização do subsídio de Natal, frisou não ter "outra solução senão a de prosseguir com o caso para tribunal, tendo já toda a documentação preparada e pronta para avançar".
O SJ vai levar, na terça-feira, estas questões a uma reunião com o Ministro dos Assuntos Parlamentares, que tutela a comunicação social, Pedro Duarte.
Na semana passada, o SJ pediu uma reunião urgente ao Governo para abordar a "grave situação" dos trabalhadores a recibos verdes da Global Media, denunciando que há jornalistas com dois meses de vencimento em atraso.
A 5 de junho, a Autoridade da Concorrência (AdC) divulgou a sua deliberação sobre a compra de títulos da GMG pela NI, referindo que esta operação não constituía uma operação de concentração, depois da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) ter dado 'luz verde'.
A operação inclui marcas como o Jornal de Notícias (JN), Jornal de Notícias História e os sites NTV e Delas, Notícias Magazine, o desportivo O Jogo, Volta ao Mundo e Evasões.
Em 29 de abril, a Notícias Ilimitadas tinha notificado a AdC da operação.
A Notícias Ilimitadas é detida pela Verbos Imaculados, que se dedica à produção, edição, venda e distribuição de jornais e revistas a outros meios de comunicação social.