O administrador da Anacom Eduardo Cardeiro afirmou hoje, terça-feira, que o processo final em Portugal da migração do sinal de televisão analógica para o digital vai estar concluído a 26 de Abril de 2012.
Corpo do artigo
A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) explicou hoje, terça-feira, que definiu três fases para este processo de migração da televisão, que vai assim "ser progressivo", tendo referido ainda que antes da primeira fase - que se vai iniciar já em Janeiro de 2011 - terão algumas experiências piloto, em zonas que vão ser posteriormente anunciadas e identificadas.
Também na primeira fase, em Janeiro do próximo ano, a migração ou desligamento ('switch off') do sinal de televisão que funciona em Portugal através de uma plataforma analógica vai iniciar-se e passar a operar através de uma plataforma de televisão digital, abrangendo toda a faixa litoral do país e cobrindo cerca de 70% da população residente e 40% do território.
Na conferência de Imprensa, Eduardo Cardeiro referiu também que a segunda fase da migração do sinal analógico de televisão em Portugal para o digital ocorrerá em Março de 2012 com o desligamento na Madeira e nos Açores, incluindo 5% da população residente.
Por fim, em Abril de 2012, data limite para a migração ou desligamento total, o sinal da plataforma de televisão deixará de ser analógico para passar a ser digital em todo o país, abrangendo 25% da população do restante território nacional.
Segundo o gestor, o processo que estará em curso reporta-se à migração de uma plataforma de TV terrestre analógica para uma plataforma de TV terrestre digital em Portugal.
"Esta operação vai obrigar todas as famílias (cerca de 1,4 milhões) que estejam neste momento dependentes do sinal de TV analógico, ou seja, aqueles que não têm televisão por subscrição (televisão paga) a assegurarem se têm condições para receber o sinal digital antes do desligamento ("swich off") para que não fiquem privados de receber os canais de televisão de acesso livre (RTP, RTP2, SIC e TVI e nas regiões autónomas a RTP Açores e RTP Madeira)", salientou.
A Anacom estima que os actuais subscritores de televisão paga, os quais não correspondem a todos os subscritores com televisão digital, ascendam a 2,4 milhões de famílias e que, por isso, não dependem da televisão analógica terrestre.
Assim, estes clientes "não têem de se preocupar" com a migração analógica na plataforma terrestre", Eduardo Cardeiro citado pela Agência Lusa.
No caso de uma família que já possua um aparelho de TV com capacidade para receber televisão digital, o aparelho - porque já tem um sintonizador digital, com a norma MP4, que é compatível com a televisão digital terrestre portuguesa - "não necessita de fazer nada a não ser tornar a sintonizar o aparelho", explicou.
Se a família não possuir um aparelho de TV com estas condições a família vai necessitar de comprar um equipamento (set-top-box) que converta o sinal.