Canais da Media Capital consolidam a vantagem sobre os principais concorrentes SIC, SIC Notícias e RTP 1 e 3.
Corpo do artigo
Março confirmou a tendência que se tem vindo a afirmar desde o início do ano: a TVI permanece como o canal generalista mais visto e a CNN Portugal lidera confortavelmente entre os canais de informação. O consumo de televisão por cabo voltou a crescer, reforçando a fragmentação da audiência televisiva em Portugal.
A TVI foi o canal mais visto em 16 dias do mês, a SIC liderou em 13 e a RTP1 conseguiu conquistar dois. Ainda que sem alterações no ranking dos canais generalistas, o cenário é de maior equilíbrio face a fevereiro, quando a TVI tinha vencido em 26 dias e a SIC e a RTP 1 apenas em um dia cada uma. A diferença de share médio entre a TVI e a SIC, que era de 1,5 pontos percentuais em fevereiro, reduziu-se para 0,9 em março, mas a vantagem continua a ser do canal de Queluz de Baixo.
Entre os programas mais vistos destacam-se as transmissões dos jogos da seleção de Portugal com a Dinamarca para os quartos de final da Liga das Nações. Foram ambos emitidos pelo canal público e valeram-lhe a vitória nesses dois dias. O encontro decisivo foi acompanhado por mais de 2,5 milhões de pessoas, enquanto a primeira mão ficou-se pelos 2,05 milhões. Quanto ao resto, não há novidades na lista dos programas com mais sucesso: na TVI evidenciam-se o reality show Secret Story – Desafio final e o Jornal nacional; na SIC, o humor de Isto é gozar com quem trabalha e o Jornal da noite; na RTP1, as transmissões desportivas e o clássico O preço certo.
Nos canais de informação, a hierarquia também se manteve inalterada. A CNN Portugal continuou na liderança com uma diferença de 0,9 pontos percentuais em relação à SIC Notícias, que permaneceu no segundo lugar. O canal da Media Capital foi o mais visto em 26 dias do mês, apenas ultrapassado em cinco pelo concorrente da Impresa. O canal Now mantém-se em terceiro, seguido da RTP3.
A lista dos conteúdos de informação mais vistos é encabeçada pela entrevista da CNN a André Ventura, acompanhada por 307 mil espectadores, logo seguida pela versão do mesmo formato protagonizada por Pedro Nuno Santos, a que assistiram 250 mil pessoas. A entrevista a Luís Montenegro no mesmo canal foi vista por 185 mil pessoas e ocupa apenas a sexta posição deste ranking.
Dados
16
TVI foi o canal mais visto em 16 dias do mês de março, enquanto a SIC liderou em 13 dias